UCI e AMA em paz negociada

Dick Pound retrocedeu no discurso
Dick Pound retrocedeu no discurso

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou o fim do embate jurídico com o ex-presidente da Agência Mundial Anti-dopagem (AMA), Dick Pound, que acusava o ex-presidente daquela instituição, Hein Verbruggen, de “conduta abusiva e tendenciosa”.

Numa declaração conjunta pelas três partes os seus intervenientes põem fim à acção judicial iniciada por Verbruggen e pela UCI em Março de 2008.

“Richard Pound reconhece que algumas de suas observações transmitidas nos meios de comunicação poderão ter sido interpretadas como excessivas, construindo uma possível interpretação de que a UCI e Hein Verbruggen, não se comprometeu na luta contra o doping”, diz o comunicado.

“Richard Pound reconhece que a UCI tem desenvolvido um bom trabalho na salvaguarda do ciclismo face à dopagem. A UCI tem sucessivamente desenvolvido novos procedimentos para controlar melhor a luta contra a dopagem “, prossegue o comunicado assinalando que “continua a ser o dever das autoridades de luta contra o doping, incluindo a AMA, em identificar qualquer violação de qualquer organismo no âmbito do reforço da eficácia desta luta”.