Arquivo da Categoria: ANÁLISE

2019 – o ano dourado do ciclismo

As datas marcam-nos para sempre. Os anos das catástrofes ficam-nos marcadas para sempre, como o terramoto de 1755 ou a implosão das Torres Gémeas em 2001. E por aqui adiante, porque nunca mais acabava de debitar datas e anos de coisas que aconteceram, umas boas e outras más.

Acho que alguns estarão de acordo comigo, … Ler mais

Lições de S.Juan

A Volta a San Juan abriu-nos de forma evidente algumas novas tendências do ciclismo mundial, mas também nos faz repensar sobre algumas certezas.

Embora já em tempos, nesta fase da época, existisse alguma deslocação de equipas europeias para a América do Sul, sobretudo a partir dos anos 80 do século passado, certo é que o … Ler mais

O Algarve no futuro do ciclismo nacional

A Volta a San Juan tem empolgado os aficionados da modalidade. Talvez porque seja das primeiras provas do ano. Provavelmente, se fosse disputada em Junho, não teria tanta atenção. Desde logo porque alguns dos ciclistas presentes agora na Argentina, não estariam lá.

Por ora, o tempo é bom, as etapas são equilibradas, os alojamentos não … Ler mais

Positivo, negativo e péssimo

Já há algum tempo, tempo de dois ou três anos talvez, porque o tempo passa depressa, foi aqui assinalado o renascimento do ciclocrosse em Portugal. Vertente que foi fulgurante até meados de noventa do século passado e que depois entrou em adormecimento profundo. Razões, várias. Talvez não seja alheio o facto de o crescimento do … Ler mais

” Muitas Federações seguem em demasia o modelo de despotismo iluminado da UCI “

Pese embora o ciclismo, como modalidade, tenha poucas paragens (já aí está o ciclocross), na verdade, esta continua a ser uma altura de parar para pensar o ciclismo, sempre tendo como principal barómetro a vertente mais clássica e popular, a estrada.

Nesta tendência, a AIGPC (Associação Internacional de Grupos de Ciclistas Profissionais) deu-nos recentemente um … Ler mais

O Giro dos quilómetros

Resultado de imagem para dario beni giro de 1909 fotos

Dario Beni é um nome que nos diz pouco. Mas foi este o ciclista que, na primeira edição em 1909, venceu a primeira etapa de sempre no Giro com partida de Milão e chegada a Bolonha a fim de uns módicos 397 km.

Nesse ano de 1909, a mais curta de oito etapas que compunham … Ler mais

Atletismo, espelho do ciclismo

Durante a última edição da maratona de Lisboa, a certa altura da prova, foi entrevistado Paulo Guerra, ex-atleta português, com prestações de destaque sobretudo no corta-mato e 10.000 metros, agora, como muitos outros atletas de todas as modalidades membro do staff da organização.

Durante a curta, mas útil, entrevista, conduzida com substância pelo José Manuel … Ler mais

Contas simples

Em semana prévia à última das grandes provas do ano, a Lombardia, olha-se com alguma atenção para este monumento do ciclismo, mas, numa perspectiva muito objectiva.

A Lombardia é, para além da sua óbvia dimensão internacional, uma das mais importantes provas do calendário italiano, há mais de cem anos. Por isso mesmo, vista com redobrada … Ler mais