Pelotão da Volta pronto para arrancar7 Comentários

admin
01 Ago 2011 11:06pm

Ricardo Mestre, André Cardoso, Rui Sousa , Raul Alarcon , Hernâni Broco, João Cabreira, Andrey Kashechkin , Aitor Perez Arrieta, Andrea Guardini, David Barnabeu, Evaldas Siskevicius, Thomas Dekker, Danail Petrov são alguns dos nomes que podem ser considerados favoritos ao triunfo na Volta a Portugal.

Mas outros nomes podem vir a ser falados , para vitórias de etapa, tais como Sérgio Ribeiro, Samuel Caldeira, Bruno Sancho, Oleg Chuzhda, Danail Petrov, mas verdade seja dita, com um percurso tão duro, as possibilidades para os sprinters vão ser exíguas.

Num traçado tão duro e seletivo como o da edição de 2011, nem todos podem ser incluídos no lota dos favoritos, mas uma coisa é certa, a corrida poderá ser aberta, e o triunfo discutido por um qualquer “ outsidder”, tipo Oleg Chuzhda.

A braços com uma participação pequena, para além da crise, nem todas as equipas podem estar presentes na Volta a Portugal, umas por falta de interesse, outras por falta de efetivos e ainda outras por acharem a prova demasiado dura, o certo é que, pelos vistos, à ultima hora , a Acqua&Sapone tarda em enviar a composição da sua equipa e, de italianos nem vê-los.

Prova 2.1, um escalão nada compatível com o nível de desenvolvimento do ciclismo e económico do nosso país, a prova impede a participação de muitas equipas portuguesas de clubes que , a serem confrontados na altura própria, com a possibilidade de poderem participar na Volta a Portugal, constituiriam planteis compatíveis com o nível competitivo da Volta, permitindo assim, um maior interesse do público, uma maior estruturação destas equipas, e um maior desenvolvimento para a modalidade.

Exemplo conseguido, foi o caso do Louletano que, com uma equipa bem composta e equilibrada, não pode participar na Volta a Portugal .

Neste caso, não foi só o clube algarvio que perdeu, mas sim a Volta a Portugal.

Complexos de inferioridade de um organizador, impedem a prova de ser reclassificada em 2.2, isto porque a Volta ao Algarve é 2.1, e a PAD, embora com sérias dificuldades orçamentais, não entende que possa existir uma prova em Portugal com carateristicas próprias, organizada numa época em que mais nenhum outro organizador tem possibilidades de formar um pelotão do nível da “ algarvia”.

Mas vejamos como será o pelotão 2011 da Volta, sendo provável que posso um ou outro nome vir a ser alterado à ultima hora.

Tavira-Prio

1 Nélson Vitorino
2 Ricardo Mestre
3 André Cardoso
4 David Livramento
5 Luís Silva
6 Thomas Metcalfe
7 Daniel Mestre
8 Henrique Casimiro
9 Samuel Caldeira

Barbot-Efapel

11 Rui Sousa
12 António Amorim
13 Raul Alarcon
14 Carlos Baltazar
15 Sérgio Ribeiro
16 Sérgio Sousa
17 Bruno Pinto
18 César Fonte
19 Filipe Cardoso

LA Alumínios-Antarte

21 Hernâni Broco
22 Bruno Sancho
23 Edgar Pinto
24 Rui Vinhas
25 Hugo Sancho
26 Hugo Sabido
27 Márcio Barbosa
28 Bruno Silva
29 Vergílio Santos

Onda-Boavista

31 João Cabreira
32 Ricardo Vilela
33 Alejandro Marque
34 Célio Sousa
35 Hélder Oliveira
36 Daniel Silva
37 Jon Pardo
38 Delio Fernandez
39 Alberto Morras

Selección Portugal

41 Joni Brandão
42 Guilherme Lourenço
43 António Carvalho
44 Domingos Gonçalves
45 Luís Afonso
46 Micael Isidoro
47 Valter Coutinho
48 Hélder Leal
49 Bruno Saraiva

Lampre-ISD

51 Alfredo Balloni
52 Vitaliy Buts
53 Francesco Gavazzi
54 Andrey Kashechkin
55 Vitaly Kondrut
56 Aitor Perez Arrieta
57 Szeghalmi Balint
58 Massimo Graziato
59 Thomas Tiozzo

Farnese Vini-Neri

61 Andrea Guardini
62 Diego Caccia
63 Alessandro Bisolti
64 Gianluca Mirenda
65 Davide Riccibiti
66 Otavio Bulgarelli
67 Emanule Vona
68 Matteo Rabottini
69 Roberto De Patre

Acqua&Sapone
71 a 79

Caja Rural

81 Oleg Chuzhda
82 Diego Milan
83 Sanchez Pimienta
84 Bravo Garikoitz
85 Higinio Fernandez
86 Ruben Martinez
87 Fabricio Ferrari
88 Paul Kneppers
89 David de la Cruz

Andalucía-Caja Granada

91 David Barnabeu
92 Manuel Ortega
93 José Vicente Toribio
94 Juan Javier Estrada
95 José Luis Cano
96 Sergio Carrasco
97 Pablo Lechuga
98 Eloy Ruiz
99 Javier Chacon

La Pomme-Marseille

101 Julien Antomarchi
102 Yohan Cauquil
103 Daniel Diaz
104 Benjamin Giraud
105 Eduardo Gonzalo Ramirez
106 Justin Jules
107 Toms Skujins
108 Evaldas Siskevicius
109 Thomas Vaubourzeix

Konya Torku-Vívelo

111 Danail Petrov
112 Evgeni Gerganov
113 Serhat Sert
114 Muhammet Atalay
115 Mustafa Sayar
116 Selcuk Turkcetin
117 Stanislav Zaraliev
118 Svetoslav Kirilov
119 Daniel Petrov

Itera-Katusha

121 Sergey Firsanov
122 Pavel Kochetkov
123 Dmitriy Kosyakov
124 Sergei Rudaskov
125 Alexandr Prishpetnyi
126 Mikhail Antonov
127 Andrei Solomennikov
128 Timofey Kritskiy
129 Viacheslav Kuznetsov

Chipotle-Development Team
131 Thomas Dekker
132 Alex Howes
133 Morton Lachlan
134 Rob Bush
135 Rob Squire
136 Raymond Kreder
137 Thomas Scully
138 Rathe Jacob
139 Andrei Krasilnikau

Artigos relacionados
Publicidade

7 Comentários

  1. joao alves

    Li ontem em no jornal record que a Acqua&Sapone já não vinha á volta a portugal.sabem alguma informação sobre isso?

  2. joao alves

    alguem me pode explicar o porque da barbot não levar o santi perez?

    em relação a favoritos acho que os 3 grandes favoritos são o david barnabéu,o Hernâni Broco e o João Cabreira

  3. carlos

    guardini para vencer a volta?? Nao é lapso? O guardini é um dos sprinters com mais vitorias este ano e é dito como sendo o futuro grande sprinter italiano por cipollini

  4. Pengo

    No primeiro parágrafo está escrito que o Guardini é um candidato à vitória na Volta? Acham mesmo?? que absurdo..ele é um sprinter puro..está a fazer uma grande época e vai ser dos melhores do mundo num futuro próximo..mas é apenas um sprinter que ultrapassa as montanhas com muita dificuldade e vem apenas para ganhar etapas ao sprint..apenas isso..e o Kashechkin já rescindiu com a Lampre por isso também já não vem.

    Aqui fica a minha análise a esta possível composição das equipas estrangeiras (ainda podem surgir mais alterações):

    Lampre –  Esta equipa será mais do mesmo comparando com as suas prestações anteriores na Volta e ainda por cima o Kashechkin que poderia assustar já não vem. Não vejo nenhum ciclista que possa lutar pela geral. Têm o Alfredo Balloni que venceu a camisola da juventude o ano passado mas não acredito que consiga terminar no Top 10. Poderão sim tentar discutir algumas chegadas ao sprint com o Francesco Gavazzi se ele não for para casa nos primeiros dias.

    Farnese Vini-Neri – Este ano esta equipa parece-me mais talhada para os sprints e os ciclistas que apresentam para esta Volta vão ao encontro disso. Andrea Guardini será o melhor sprinter presente no pelotão e poderá brilhar a grande altura se……passar a montanha! Para a Classificação Geral não acredito que esta equipa tenha argumentos.

    Andalucia Caja Granada –  Nem a presença de David Bernabéu me deixa entusiasmado pois o seu objectivo é a Volta à Espanha que se inicia 5 dias depois de terminar a Volta, por isso não vamos ver Bernabéu a desgastar-se e a lutar pela vitória na Volta, poderá aparecer numa etapa ou outra de montanha mas apenas e só isso para testar o seu momento de forma. Dos outros ciclistas desta equipa espera-se o mesmo..pouco ou quase nada.

    Caja Rural – O ano passado trouxeram melhor equipa na minha opinião. Fico um pouco desiludido com as ausências de Javier Moreno (vencedor da Volta às Astúrias) e José Herrada que para mim são os melhores corredores da equipa. A principal referência presente será Oleg Chuzhda, no entanto, penso que ele ainda não evoluiu o suficiente na montanha para o poder considerar favorito à vitória na Volta e nem tão pouco ao Top 10.

    Itera Katusha – Nesta equipa encontro aquele que considero ser a maior ameaça para as equipas portuguesas, refiro-me a Sergey Firsanov um corredor bastante completo e experiente, anda bem tanto na montanha como no contra relógio e se estiver em forma não tenho dúvidas que vai incomodar os portugueses e terminar no Top 10 da Classificação Geral. Timofey Kritskiy poderá brilhar no prólogo e no contra relógio. Sergey Rudaskov e Viacheslav Kuznetsov (campeão de estrada russo sub 23) tentarão também vencer outras etapas.

    Konya Torku-Vivelo – Danail Petrov apesar de não ser um verdadeiro trepador e muito menos um contrarelogista sabe perfeitamente como se corre em Portugal para além de conhecer muito bem o percurso. Se tiver em forma será um candidato ao Top 10, mas mais do que isso já será pedir-lhe muito. As chegadas à Nossa Senhora da Assunção e a Gouveia são bem ao seu jeito. Pela negativa nesta equipa destaco a ausência de Vladimir Koev que considero ser o melhor corredor desta equipa e que formaria com Petrov uma excelente dupla nesta Volta.

    La Pomme-Marseille – Agora já todos conhecem Evaldas Siskevicius, no entanto, a Volta a Portugal não é a mesma coisa que a Volta ao Alentejo, portanto apenas perspectivo Siskevicius a lutar pelo prólogo, contra relógio e eventualmente alguma chegada ao sprint que se adeque às suas características, em termos de Classificação Geral penso que não terá argumentos para figurar entre os primeiros. Na minha opinião o ciclista mais temível desta equipa é o argentino Daniel Diaz que na verdade tem feito uma época algo abaixo das expectativas mas mais vale ter cuidado pois pode aparecer a qualquer momento este corredor que para o ano vai correr na Geox e se destaca na montanha.

    Chipotle-Development Team – O nome mais sonante das equipas estrangeiras está no seio desta equipa. É Thomas Dekker que efectivamente dispensa apresentações, é um corredor de muita qualidade que sabe que tem de apresentar resultados para convencer o líder da Garmin-Cervélo a fazer contrato com ele para a próxima época, no entanto sabemos que teve 2 anos sem competir ao mais alto nível e que a sua equipa, diga-se também não conseguirá defende-lo nas etapas mais duras. Penso que considerá-lo candidato ao Top 10 será pedir demais mas vamos esperar para ver, seria bom se nos surpreendesse. Quanto aos outros corredores da equipa (a maior parte sub 23) destaco Lachlan Morton que apresenta resultados interessantes esta época e até bastante recentes alguns deles, ainda assim tem apenas 19 anos o que será um factor a ter em conta pois a Volta é longa e dura, exigindo alguma capacidade de recuperação e experiência, tendo este corredor um caminho ainda longo para percorrer.

  5. José

    O Kashechkin já não vai correr. Rescindiu contrato.

  6. Tiago

    Andrey Kashechkin não vem.

  7. Tiago

    Se a volta desche a 2.2 era algo deploravel. Seria passar um atestado de amadorismo aos ciclistas profissionais portugueses. Assim a volta ainda adequire algum interresse no calendário internacional, em 2.2, alguem já ouviu falar de alguma prova 2.2 lá fora. Até para mais o vencedor de uma prova 2.2 é visto como inferior, pois só ganhou a prova porque estava a competir contra amadores.

Dê a sua opinião