Isidro Nozal ataca Hernâni Broco31 Comentários

Josecarlosgomes
15 Ago 2010 12:12pm

O espanhol Isidro Nozal, um dos três corredores da extinta Liberty Seguros que acusaram CERA (EPO de efeito prolongado) num controlo prévio à Volta a Portugal de 2009, veio a terreiro atacar o ex-colega de equipa Hernâni Broco, dizendo que falta ao português “carácter como pessoa”.

A ambiguidade de Hernâni Broco no contacto com os jornalistas na Volta a Portugal em curso, não confirmando nem desmentindo que a sua exclusão da equipa Liberty nas duas edições transactas da corrida se deveu à recusa de ingerir substâncias dopantes, espoletou a violenta reacção de Isidro Nozal.

“No primeiro ano todos sabem porquê [que Broco ficou de fora da Volta]. No segundo, o nosso director-desportivo perguntou aos ciclistas mais experientes da equipa quais os colegas mais sérios na hora de trabalhar. A opinião geral é que o Hernâni Broco não era um desses elementos, até porque lhe faltava o que se chama ‘carácter como pessoa’. Por isso, a composição da equipa para a Volta de 2009 baseou-se nos ciclistas que mais garantias davam em termos de seriedade de trabalho em equipa”, lê-se num comunicado emitido por Isidro Nozal e transcrito hoje pelo jornal Record.

Um terço da equipa que dava garantias de “seriedade de trabalho de equipa” correu a Volta a Portugal de 2009 dopada. Isidro Nozal e Héctor Guerra cumprem suspensão de dois anos, Nuno Ribeiro aguarda decisão do recurso apresentado, por não concordar com a data de entrada em vigor da pena de dois anos que também lhe foi imposta. Hernâni Broco, ausente da Volta em 2008 e em 2009, é o melhor português na de 2010, ocupando a quinta posição.

Artigos relacionados
Publicidade

31 Comentários

  1. Mourinho

    Este Espanhol faz-me lembrar o Floyd Landis….SEM CRÉDITO!!!!

  2. jony bigodes

    A um DOPADO como é esse isidro nozal nao se pode dar credito!

    força BROCO!! grande volta

  3. A.M.

    Tens tu carácter como pessoa? Um dopado… Até podias ter mas depois destas declarações, sobre um colega que está a passar um bom momento na modalidade, mostra bem o teu carácter. Se não gostas dele simplesmente ficas calado. Mais sérios na hora de trabalhar para ti deve ser directamente proporcional à ingestão de produtos dopantes, tal como o nível de experiência. Devias era ficar calado, era melhor para ti.

  4. C

    desafio o jornal ciclismo a perguntar aos EX liberty seguros sobre as declaraçoes de Izidro, aposto que nenhum vai negar o que diz este grande homem Izidro Nozal. Ate podem perguntar a massagistas e mecanicos, e aposto que niguem vai ser capaz de ser sinico a ponto de falar bem do Broco. mais uma vez insisto… Peçam declaraçoes aos ex liberty seguros.

  5. Helder Marinho

    Uma coisa é certa nem 8 nem 80, ele é um pouco melado, passou a volta com lágrimas na cara, nós gostamos de ciclistas com sangue na guelra mas assim tambem não, digo eu..E notei um ambiente esquesito entre ele e o Sabido. Agora, da parte do Nozal soa um bocado a resábiado, isso é inquestionavél. Mas o Brôco deveria dizer o porquê de ter ficado dois anos sem ir á volta, para não alimentar expeculações.

  6. Helder Marinho

    O amigo “C”, se sabes diz tu, ninguem te vai processar. :)

  7. Helder Marinho

    Desculpem-me tantas intervenções, mas o que quer dizer isto,”No primeiro ano todos sabem porquê [que Broco ficou de fora da Volta].”, não quero parecer ignorante, mas eu não sei o porquê serei só eu?

  8. Rammy

    Ganda besta. Eu dizia-lhe o carácter! Cambada de batoteiros é o que é. Vai Broco! Podes ser bro(n)co mas não és batoteiro! (digo eu… com estes tipos nunca se sabe) Força nas pernas!

    Não sei mesmo o que é estes gajos que foram suspensos por doping querem. Eu por mim nunca mais corriam a nível profissional e ponto final! Não há cá segundas oportunidades. Não é que eu pense que eles o voltem a fazer (se calhar até voltam!), mas não se pode ser benevolente para estes tipos que andam a manchar irremediavelmente a imagem do desporto. É acabar com eles de uma vez por todas, tudo para a rua.

    Cambada.

  9. b.carvalho

    Qem fica de foa nunca fica satisfeito.O contrario não seria normal.Contudo um homem com caracter não deixa duvidas convenientes…ou cala ou conta a verdade assumindo as suas responsabilidades…medo de quê?,,,

  10. Mike

    foi graças a este tipo que a equipa da liberty foi dissolvida. Falar de carácter…pois. Já agora para tirar teimas que tal uma corrida contra o Broco…ah pois, não podes, estas suspenso por comeres bifes, certo?

  11. bravo

    Expulso de Espanha pela O.Puerto, suspenso por CERA… que crédito tem?

  12. calma

    so e cego aquele que nao quer ver…..o rammy,o mendes precisou de tres semanas para curar a clavicula e esta la a sofrer ah jogadores de futebol que oartem claviculas passados dois dias ja carregam malas….e esta….

  13. manel

    Ser dopado ou nao nada tem a haver com creditar ou descreditar um antigo colega de equipa. Sendo dopado ou não vê se vem que este homem sabe do que fala e sabe avaliar bem o carácter do broco. Essa das clavículas de certeza que não era clavícula partida, era sim caso de controlo anti doping positivo, e pela reacção do queiros aquando da visita dos senhores “vampiros” nem sei como é que não houve mais “clavículas partidas”….

  14. vitor

    nao a nenhum ciclista que nao tome so quem nao anda la é que nao sabe

  15. YoMarques

    Enfim… Força Hernâni, grande Volta!

  16. YoMarques

    Helder Marinho, excelente pergunta, porque eu também não sei!

  17. RafaelB'

    um gajo que se dopa a falar de caracter!  que riso!

  18. Izidrosucks

    este gajo nao tem credito nenhum
    nunca irá alcançar os calcanhares de hernani
    o hernani ate podia ser o pior ciclista da volta , mas este gajo nem tinha o direito de falar dele 
    se este gajo com doping é um trepo, limpo ( sem doping) nem andar de bicicleta deve saber

  19. Eduardo Fonseca

    Eu pergunto , como é possível este Nozal ser tão burro. Só se veio desmascarar. O Broco, no ano em que participou pela Liberty trabalhou imenso por isso não é desculpa.
    Agora vir dizer isto é vergonhoso.
    Porque será que o António Jesus também não corria ? Porque é que o Luis Pinheiro se incompatibilizou com o director desportivo ? Como o senhor Manuel Madeira teve oportunidade de referir, à uma queixa de um atleta no ministério público contra o seu director desportivo na altura. O que está a ser averiguado ?Agora eu deixo uma pergunta, se foram controlados 3 atletas e acusaram os 3, será que os outros 6 não teriam resultado idêntico ?

    Sabem é que eu noto , e bastante , a diferença de andamento de alguns corredores do ano passado para este.

  20. calma

    a mim so me interessa o ciclismo,nao corro,nunca corri, gosto e´muito de ciclismo.e sei como sofrem.e nao gosto que façam comentarios negativos do ciiclismo.dou os parabens ao blanco que merece, foi o mais forte.ponto final.mas meus amigos escrevemos nesta coluna porque gostamos de ciclismo.por favor nao venham com puritanismos, o jose carlos no comentario que fez hoje,disse tudo……guardou para hoje,acho bem,………falei em claviculas,se nao entenderam…..paciencia……..parabens a todos os ciclistas…….

  21. C

    Doping á parte….
    izidro para quem o conhece é um homem á moda antiga, dakeles k um aperto de mão vale mais que mil assinaturas, tal como todos os ex que trabalharam com o broco enjoa ouvir aquelas palavras e outras que nao passam nos “media”, o Izidro como sempre nao manda dizer por ninguém e ele próprio disse o que muitos pensam. Insisto mais uma x, questionem os Ex companheiros de broco ciclistas e staff dopados e nao dopados,  e só mais uma coisa, perguntem ao broco se já teve problemas com controis anti- doping vão ficar surpreendidos com a resposta.

  22. C?

    “C” deves conhecer mt bem o Broco!?!
    Da maneira que falas, com tanta certeza, não achas que devias identificar?

    Tens tanta credibilidade como o Nozal!!!

  23. Este …E. fonseca,,,,,,,,,,,,,,, tenta dar mais uma vez uma informaçao errada pra ver se cola, foram 5 os ciclistas da liberty controlados,,,, Pelo aliado k tens…. .J. Madeira já sei as tuas intençoes… Faço minhas as palavras de B. Carvajho

  24. Eduardo Fonseca

    Pois é Pedro (Filetes para os amigos), eu nao tenho aliados nem conheço o senhor Manuel Madeira. Quanto a ti, deixa-te de coisas, cria bom ambiente na equipa e não andes a fazer grupinhos e joga limpo com o Edgar, com o Hugo e com o Hernâni.
    Treina para a frente porque este ano não andaste nem metade do ano passado. Deve ter-te faltado o “resto” do ano passado.

  25. Tomé Gomes

    No ultimo ano em que Broco correu a volta a Portugal do futuro eu era o fotografo da PAD e numa das ultimas etapas o Hernani Broco ter a chance de ganahr a etapa e de ficar na frente da classificação,mas por ordem vinda do seu carro de apoio ele parou de atacar e deixou outro colega de equipa chegar na frente.Na altura eu ia de moto e depois de ver toda a situação ocorrida claramente,tal como os outros ciclistas que iam junto da cabeça de corrida,pode ver como Broco era disciplinado na sua integração na equipa e trabalhando segundo as ordens expressas do seu director desportivo,mesmo se isso o prejudicasse,como foi o caso.
    Por essa razão dizer que Broco não tem caracter é não só absurdo como me faz lembrar a forma como a então a equipa da Malveira tratava o ciclismo atras do “palco”,é natural que atletas como Broco fossem colocados de parte.

  26. Carlos Sabido

    Xiiiii… Que grande cena q aqui vai!!! Tinha tanta estima pelo nozal mesmo depois dele ter problemas VARIOS com crontrolos!
    Enfim… Quanto ao 1º ano do Broco como elite! acho que ficou bem esclarecido que tanto ele como o Torre foram vitimas de um deslise TRAIÇOEIRO do medico nesse ano! ate porque nao passou mesmo disso , nunca sendo o Broco culpado seja do que for.
    Se ele tem o feitio mais fechado ou aberto , se ele se comove ou se e nervoso , acho que o ser humano tem varias maneiras de exprimir sentimentos!
    Mas se calhar e preferivel ver o Candido e o Rui sousa dentro do pelotão a palmada! Quanto ao hugo e ao broco, realmente é verdade eles nem se podem ver um ao outro!!! looooooooooooooool essa é fixe!

    abraços!!!

  27. kim

    Como todos sabem, o ciclismo é duro e ninguem é santo!!!

    Se o Broco não correu mais voltas, certamente não foi por falta de qualidade!! Tinha sim um Diretor desportivo que como pessoa não valia nada, Nulo como treinador e condutor de homens, e covarde por dar certas infos por telefone numa de quero posso e mando á ultima da hora!!! Foi pena o Broco não ter os “tomates” do candido, ai iamos ver se ele corria ou não as voltas k faltou. Parabens rapaz pela tua prestação!!!! Ps- Pena não teres ficado nos 3 primeiros, mas mesmo assim calas-te mta gente e deixas-te outros tantos com dor de cotovelo

  28. Eduardo Fonseca

    Subscrevo Kim, e pelos vistos os outros 2 que vieram da Liberty são os mais doridos. Eles que treinem, e podem ficar por cá, porque para longe esta visto que tambem recebem “visitas” e o andamento e o mesmo ou ainda pior.Sempre ajudavam a economia portuguesa.

  29. Ana Nunes

    Esse “C” decerto que será espanhol, pelos erros gramáticos! Ou Será que as iniciais são A.S.!!!??? … Para ti “C”:
    Leva o Nozal e todos os outros espanhóis, que se encontram em Portugal a “roubar” o trabalho de bons profissionais , e forma uma equipa em Espanha! Se fossem tão bons estavam em Espanha ou França nunca em Portugal! Se não arranjarem por lá equipa existem muitas arenas em Espanha…se é que me compreendes! …

  30. “O espanhol Isidro Nozal, um dos três corredores da extinta Liberty Seguros que acusaram CERA (EPO de efeito prolongado)” isto diz tudo

  31. rita f

    se o hernani não tivesse caracter não tinha feito uma volta como fez este ano.Tendo sido o MELHOR portugues na volta a portugal 2010!
    nunca se tinha exposto tanto como este ano devido a más escolhas do director,e agora sim se vê o talento e a ambição que este rapaz têm.
    e claro, tudo de repente mudou para ele, é claro que ele se emociona.
    o que levou ao Sr.Isidro Nozal a dar estas tristes declarações é simplesmente e pura dor de cotovelo.
    Boa sorte Hernâni, como aos restantes corredores da equipa LA ALUMINIOS ROTA DOS MOVÉIS

Dê a sua opinião