Escolha o Melhor Corredor Português do Ano

28 Dez 2009

O Jornal Ciclismo desafia os seus leitores a escolherem o melhor corredor português de 2009. Aproveitando a onda de balanços que se instala em cada fim de ano, convidamos os leitores do Jornal Ciclismo a optarem por um dos cinco ciclistas que nomeámos como potenciais vencedores da distinção de Melhor Corredor Português do Ano.

José Carlos Gomes

A lista por nós elaborada inclui os homens que, no nosso entender, melhor representaram a bandeira de Portugal, tanto aquém como além fronteiras. Cândido Barbosa, Manuel Cardoso, Rui Costa, Sérgio Paulinho e Tiago Machado são os ciclistas que, para o Jornal Ciclismo, mais se destacaram em 2009. Não é por acaso que quatro destes cinco corredores estarão em 2010 no pelotão ProTour.

Cândido Barbosa, que completa 35 anos no último dia de 2009, mostrou que a idade ainda não lhe pesa nas pernas na altura de lutar pelos triunfos. Ao longo da temporada coleccionou 11 vitórias, entre as quais a geral final do GP Paredes Rota dos Móveis. Na Volta a Portugal foi de novo a o “ciclista do povo”, até que a montanha ditou a entrada em cena de outros protagonistas.

Manuel Cardoso, 26 anos, teve em 2009 o ano da afirmação definitiva no ciclismo nacional. Conquistou 12 vitórias – foi o mais ganhador de todos os corredores do pelotão português – e sagrou-se campeão nacional de fundo. O corolário de uma temporada de sucesso foi a assinatura pela Footon-Servetto, equipa ProTour que representará em 2010.

Rui Costa, 23 anos, foi uma das sensações da época no ciclismo internacional. Não conseguiu muitas vitórias – foram três – mas revelou mentalidade ganhadora e mereceu elogios públicos do director-desportivo da Caisse D’Epargne, Eusebio Unzué. A campanha até começou mal com sucessivas quedas e desistências, mas o poveiro provou ter fibra de campeão ao conquistar a vitória na geral dos 4 Dias de Dunquerque. Foi vice-campeão nacional de fundo e estreou-se no Tour, corrida da qual desistiu devido a queda. Na recta final da época ainda teve forças para ganhar o GP Crédito Agrícola e uma etapa na Volta a Chihuahua, México.

Sérgio Paulinho, 29 anos, manteve a discrição que lhe é característica. Sem vitórias ao longo de 2009, sobressaiu na Volta a França, corrida em que foi o braço-direito de Alberto Contador, contribuindo com muitos quilómetros na frente do pelotão e com muito suor para a vitória do espanhol. O labor de qualidade foi por todos reconhecido e valeu ao português um contrato com a RadioShack, de Lance Armstrong e Johan Bruyneel.

Tiago Machado, 24 anos, não é um corredor muito vitorioso, mas é dos mais regulares do ciclismo português, disputando postos cimeiros de Fevereiro a Outubro. Contra-relogista imbatível em território nacional – venceu folgadamente o Nacional da especialidade -, deu um ar da sua graça em Espanha, liderando a Volta às Astúrias durante vários dias e acabando na segunda posição final. O talento físico, nem sempre acompanhado pela correspondente inteligência táctica, foi suficiente para que as portas do ProTour se lhe abrissem para 2010, ano em que representará a RadioShack.

Qual foi o melhor corredor português do ano?

  • Rui Costa (49%, 228 Votes)
  • Sérgio Paulinho (15%, 68 Votes)
  • Manuel Cardoso (14%, 67 Votes)
  • Tiago Machado (13%, 61 Votes)
  • Cândido Barbosa (9%, 44 Votes)

Total Voters: 468

 Loading ...

A votação termina às 24 horas de dia 3 de Janeiro.

Foto: PAD/JLS

Galeria

(Leia os comentários ou dê a sua opinião)

51 Comentários

  1. santos

    grande rui já ganhas provas aos teus colegas sem pegar na bicicleta parabens por esta vitoria.

Dê a sua opinião