Portugal com seis representantes nos Campeonatos do Mundo

Bicampeão nacional de contra-relógio sub-23 é o primeiro luso a correr
Bicampeão nacional de contra-relógio sub-23 é o primeiro luso a correr

Portugal estará representado por seis ciclistas nos Campeonatos do Mundo de Estrada, que se disputam de amanhã até domino, em Mendrisio, Suíça. O sub-23 Nelson Oliveira (Artesanía de Galicia/CC Lugo) é o primeiro corredor português a entrar em acção. O campeão nacional de contra-relógio participa na corrida contra o tempo para menores de 23 anos, que se disputa amanhã, a partir das 8h30. Nelson Oliveira parte às 10h32, integrado na última série de ciclistas a largarem da rampa de lançamento para a prova de 33,2 quilómetros.

“Parto com um objectivo concreto, o lugar nos dez primeiros que julgo estar ao meu alcance. Trata-se de uma prova com uma subida de 800 metros algo acentuada a percorrer duas vezes. Estou confiante apesar da pouca experiência que disponho em provas desta quilometragem”, confessa o bicampeão nacional da especialidade, depois de ter treinado no percurso da corrida.

Durante a tarde de amanhã é a vez de elite feminina disputar o mundial de contra-relógio, ao longo de 26,8 quilómetros. Não há portuguesas inscritas.

Na quinta-feira é a vez de se entregar o título mundial de contra-relógio no escalão de elite. Portugal concorre com os dois últimos campeões nacionais da especialidade. O titular do troféu em 2009, Tiago Machado (Madeinox-Boavista), e o vencedor em 2008, Sérgio Paulinho (Astana). Ainda não foi divulgada a hora de partida nem a lista de inscritos para esta prova de 49,8 quilómetros.

No sábado há dois lusos a competir nas estradas de Mendrisio. A partir das 8h00, a campeã nacional de fundo e de contra-relógio, Ester Alves (4Life-Freebike-Bike Clube S. Brás), integra o pelotão para a prova feminina de fundo, que terá uma extensão de 124,2 quilómetros. A partir das 12h30 é a vez de Nelson Oliveira representar Portugal na corrida de sub-23, que se estenderá ao longo de 179,4 quilómetros.

A prova-rainha, a corrida de fundo para elite, disputa-se no domingo. O pelotão vai enfrentar uns extensos 262,2 quilómetros, a partir das 9h30. Portugal apresenta uma selecção de três elementos: Rui Costa (Caisse D’Epargne), Sérgio Paulinho e André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira).

Programa dos Campeonatos Mundiais de Estrada
23 Setembro

Contra-relógio individual de Sub-23 (33,2 km), a partir das 8h30
Portugueses em prova: Nelson Oliveira (Artesanía de Galicia/CC Lugo), partida 10h32

Contra-relógio individual de Elite feminina (26,8 km), a partir das 13h00

24 Setembro
Contra-relógio individual de Elite masculina (49,8 km), a partir das 10h30
Portugueses em prova: Tiago Machado (Madeinox-Boavista) e Sérgio Paulinho (Astana)

26 Setembro
Fundo de Elite feminina (124,2 km), a partir das 8h00
Portuguesas em prova: Ester Alves (4Life-Freebike-Bike Clube S. Brás)

Fundo de sub-23 masculinos (179,4 km), a partir das 12h30
Portugueses em prova: Nelson Oliveira (Artesanía de Galicia/CC Lugo)

27 Setembro
Fundo de Elite masculina (262,2 km), a partir das 9h30
Portugueses em prova: Sérgio Paulinho (Astana), Rui Costa (Caisse D’Epargne) e André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira)

19 comentários a “Portugal com seis representantes nos Campeonatos do Mundo”

  1. voxes todos deviam lavar exa boca antes de falar no daniel (nelinho)…. ele ta a correr de graxa e ta a fazer mt melhor epoca k mts ciclistas a ganhar bom dinheiro… lavai exa boca e respeitai exte miudo humilde

  2. 1º Daniel Silva (CC Loulé-Louletano-Aquashow), 5 pontos
    2º Nuno Ribeiro (Liberty Seguros), 3
    3º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 1

    no dia do circuito ha 2contagens de montanha, mesmo que o tiago machado ganhasse as 2 contagens fazia 10 pontos… o daniel ia fazer segundo nas duas ia somar 6pontos aos 5 que tinha… ou seja daniel 11pontos tiago 10pontos…~
    mas para ti foi um premio que lhe deram…. se calhar nao viste a mesma corrida que as outras pessoas estavam la a ver… enfim digo eu

  3. eu tambem tava la a ver pois sou familiar de um ciclista sub-23… e para quem quiser ta aqui no jornal de ciclismo o video do circuito….

  4. o enfim diz que de que ofereceram o premio da montanha em gondomar??? nao sei o que ganhas ao dizer isso ou parece que tens alguma coisa contra ele… quer dizer, o daniel ganha a unica contagem de montanha que havia na 1ºetapa, ganha a montanha e o nuno ribeiro faz segundo… no circuito o daniel vai para a fuga com mais gente, ele acelera e so vai o tiago machado com ele, os outros da fuga ficam pa tras..so havia 2 contagens de montanha e ele ganha a primeira, visto que ja tava conquistada a camisola deixa-se ficar para tras e espera pelo pelotao… deixou-se ficar porque ameaçava a liderança do jose mendes e para nao prejudicar a fuga do tiago machado… será que estas a querer fazer das outras pessoas otarias ou queres tirar o merito ao daniel???

  5. a ignorancia de algumas pessoas continua a supreender-me… o jazz por acaso alguem disse que ele devia ir no lugar de um dos 3 que vao???? nao sabes ler ou es de compreensao lenta??? so disse que se fossem 5 ele tinha uma porta aberta para ir… mais uma vez digo, como so vao 3 claro que ele nao tira o lugar a esses… é tao dificil perceber isso??? compra uns oculos pa leres melhor ou le as coisas 2 ou 3 vezes pa ficares a perceber… segundo a tua logica de ideias vai ao mundial que tem melhor classificaçoes nos anos todos anteriores???? ai é assim?? nao vai quem ta em melhor forma?? hum… entao se calhar o candido barbosa devia ir n? ele nao pode com uma carroça mas devia ir, ate pode tar ja de ferias mas devia ir, para dar 1 volta e desistir… nao sabia que quem vai ao mundial é pelas classificaçoes dos anos anteriores… esta ta boa hahaha

  6. ó hugo, tu n me entendes-te certamente. Havia aqui gente que achava que deveria ir o daniel em prol dos outros que lá estão. Mas isto não é assim, sabes muito bem que as vezes não basta um bom momento de forma. Ele até poderia estar melhor que o rui, mas a experiencia de um e outros tambem conta. Quando chegasse á hora decisiva isso seria um factor importantissimo. O daniel andou bem nos ultimos 3 meses e tal cm diz o jazz pega nas classificações de outros anos. Ainda bem que ele está a evoluir, mas n vamos fazer dele mais do que é no momento.
    Quanto á classificação do prémio de gondomar, digamos que lhe ofereceram um prémio. Quem lá estava sabe do que falo.

  7. Sim e pega nas classificações do daniel nos anos todos anteriores e depois pega na dos que vão. Ele que continue a trabalhar…

  8. 3 atletas portugueses na prova de elite contra 5 atletas do Brasil,quando é que os criterios da UCI vão fazer sentido ?

  9. ó enfim…. o daniel andou bem na volta ,nos verdadeiros circuitos, no premio gondomar (ganha a montanha e faz nos 10º primeiros da geral) e ganha o premio liberty seguros… agora pega na classificaçao geral do premio liberty e ve quem ficou atras dele, os 3 que vao ao mundial…. so que pa ir as seleccoes é preciso ter padrinhos ou ter “nome”, em vez de ir quem ta em melhor forma…. o que nao é o caso para estes mundiais, o rui o tiago e o andre cardoso sao as escolhas certas, sem duvida!! agora so falei porque se fossem mais que 3 ciclistas, por quem esta em forma, o daniel devia ir…. mas como so vao 3, ele nao tira lugar a estes que vao…

  10. Boa sorte a todos os mundialistas, tenho muita sé no Rui Costa e no Nelson Oliveira.
    Qto a distancia da prova de fundo dos elites sempre teve esta quilometragem e não é unica já que todas as provas da taça do mundo a contar para o pro tour têm esta distancia , isto deve-se ao prestigio que as provas , têm razão pela qual são as unicas que têm esta quilometragem, que se mantem de à muitos anos .
    Nelas só ganham os campeões , não se ganha com sorte mas sim por classe e optima forma.

  11. 27 Setembro
    Fundo de Elite masculina (262,2 km), a partir das 9h30

    estes gajos estao completamente parvos quase 300 km por uma prova depois querem super homens a esta altura em que maioria dos ciclistas estao em final de epoca onde já gastaram a maioria das suas energias nas grandes provas e colocam-m uma prova com esta kilometragem!? para haver espectaculo nao é preciso ter tantos quilometros…. desculpem mas nao entendo

  12. ó pepsi, andou bem na volta e na circuitada e já o queres nos mundiais? Daqui a bocado vai pra chefe de fila da radio schack. Relax, n se vai a roma num dia.

  13. pena so ir 3 ciclistas ao mundial a prova de fundo… era uma boa altura para aproveitar a boa forma de daniel silva e levar tambem um sprinter….

  14. Força “ervilha”. Aplica aquela técnica das 3 fases que aprendeste e vais surpreender o mundo. Boa sorte!

Os comentários estão fechados.