Emanuel Pombo conquista Taça de Portugal de DHI

O madeirense Emanuel Pombo (Run & Bike/Liberty Seguros/Specialized) adiantou-se ao calendário e conquistou a Taça de Portugal de downhill (DHI) quando ainda falta uma prova para o final da competição. A vitória de Pombo foi selada neste domingo, com o triunfo do piloto ilhéu na descida de Oleiros, sétima pontuável para o troféu federativo. Como o campeão nacional, Cláudio Loureiro, não pontuou, a velocidade de Emanuel Pombo fechou as contas na disputa da Taça de elite.

A prova de Oleiros contou com a presença de um forte contingente britânico, que nada pôde contra a valia dos pilotos portugueses. Emanuel Pombo fez o melhor registo, sendo seguido por Luís Ferreira. O melhor britânico foi Robert Williams, terceiro classificado.

Em juniores masculinos e na elite feminina, ainda não está definida a classificação geral final, embora ambos os líderes tenham reforçado o estatuto. Francisco Pardal (Team Mondraker) ganhou a descida júnior e tem a Taça de Portugal praticamente conquistada, embora Leonel Henrique (JD Fontainhas/Pirate/Guak) ainda acalente alguma esperança. Entre as mulheres, Áurea Agostinho venceu e distanciou-se um pouco mais de Ana Martins (Team Commençal/Sram), dando um passo importante para a conquista do troféu, que depende dos resultados da corrida final, marcada para 1 de Novembro,