Velódromo Nacional inaugurado hoje na Anadia

Depois dos discursos, a exibição na pista
Depois dos discursos, a exibição na pista

Foi Alves Barbosa, ciclista que brilhou nas estradas e nas pistas com a camisola do Sangalhos, o primeiro a desfilar no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento, infra-estrutura hoje inaugurada em Sangalhos, concelho da Anadia. O campeoníssimo foi apenas uma das estrelas presentes na cerimónia, umas com roupa de licra e outras de fato e gravata. Numa sessão dirigida pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, intervieram os presidentes da União Ciclista Internacional, Pat McQuaid, da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, e da Real Federação Espanhola de Ciclismo, Carlos Castaño.

Samuel Caldeira e Nuno Marta confraternizam antes da entrada na pista
Samuel Caldeira e Nuno Marta confraternizam antes da entrada na pista

“O Centro de Alto Rendimento é que o precisamos para dar o salto rumo à excelência. Há que entender o ciclismo de forma plural e a vertente de pista é importantíssima em competições internacionais”, afirmou Artur Lopes. Pat McQuaid considerou o velódromo “uma oportunidade para treinar e preparar toda uma nova série de corredores. Portugal tem capacidade para trabalhar a pista e ser uma potência da modalidade a médio prazo. Não há milagres por trás de cada medalha está trabalho duro, atenção ao detalhe e ciência do desporto. Estamos a mudar a cultura do ciclismo a nível internacional e este velódromo adequa-se ao projecto do novo ciclismo”. Carlos Castaño aproveitou a ocasião para recordar o esforço recente das duas federações ibéricas para o fortalecimento dos laços de amizade e de parcerias.

Alves Barbosa e Artur Lopes, o passado e o presente em Sangalhos
Alves Barbosa e Artur Lopes, o passado e o presente em Sangalhos

A estreia competitiva do Velódromo faz-se neste fim-de-semana. No sábado e no domingo realiza-se ali a I Taça Ibérica de Pista. Os espanhóis são favoritos, até porque se apresentam com alguns medalhados em competições olímpicas e em mundiais, enquanto os portugueses estarão a dar as primeiras pedaladas nesta vertente do ciclismo.

3 comentários a “Velódromo Nacional inaugurado hoje na Anadia”

  1. pois á um ciclista em sub23 que apruveitado na pista e ele estivesse entereçado poderia dar cartas já provou isso internacional-mente em cadete na Belgica com Selecções e ele a representar um clube e para imformações perguntem ó clube que ele representou ( LIEGE BELGICA )

Os comentários estão fechados.