Portugal pode correr com três elementos no Mundial de elite

A selecção nacional de elite pode competir com um máximo de três homens na prova de fundo dos Campeonatos do Mundo, que se realizam em Medrizio, Suíça, entre 23 e 27 de Setembro. O número está relacionado com a posição por nação no Ranking Continental Europeu. Portugal ocupa a sétima posição, excluindo os países que pontuam via Ranking Mundial. Bastava estar um lugar acima para poder competir com seis corredores. Ou seja, se as listas fossem divulgadas daqui a uma semana, já com as pontuações da Volta a Portugal, a selecção lusa poderia duplicar a participação.

Em sub-23, Portugal deverá ser qualificado via Taça das Nações. Pelos resultados actuais, Portugal apenas poderá apresentar um ciclista na prova de fundo deste escalão. No entanto, a tabela definitiva será revista a 14 de Setembro, após a Volta a França do Futuro.

Corredores Elite por país
9 corredores: Espanha, Itália, Austrália, Alemanha, Rússia, Luxemburgo, Bélgica, Grã-Bretanha, Noruega, Estados Unidos

6 corredores: França, Holanda, Eslovénia, Polónia, Ucrânia, Dinamarca, África do SUl, Colômbia, Venezuela, Cazaquistão

5 corredores: Tunísia, Argentina, Brasil, Canadá, Irão, Japão

3 corredores: Portugal, Estónia, Áustria, Suíça, Eslováquia, Croácia, Hungria, Suécia, Sérvia, Letónia, Nova Zelândia, República Checa, Irlanda, Bielorrússia

1 corredor: Lituânia, Finlândia, Namíbia, Cuba, Chile, Costa Rica, Equador, Uruguai, Bulgária.

26 thoughts on “Portugal pode correr com três elementos no Mundial de elite”

  1. Estes queriam um pezinho para vir falar de futebol. O melhor seria com o ordenado de alguns desses jogadores fazermos 10 equipas em portugal e subir a pontuação na UCI para ver se pro ano levamos mais… Isto n é desporto de meninas, é exclusivo para homens.

  2. obrigado sr. rui pela informaçao e obrigado sr. vitor silva pela correçao, um engano acontece :).
    quando ao sr portugues se calhar deve ter posters desses seus fãs no seu quarto…….

  3. A prova disputa-se na Suiça e terá a extensão de aproximadamente 260 km e um desnivel de + 4000 m e cada volta terá 13 km.
    O numero de ciclistas que cada pais pode levar ao mundial tem a ver com a pontuação dos mesmos por exemplo o Luxemborgo pode levar o maximo que é 9 mas só têm 5 ciclistas que possa levar !!!!!!!!!

  4. o facto do mundial ser feito num só dia leva a uma responsabilidade maior porque se alguma coisa correr mal dificilmente se recupera.
    acho que no mundial devem ir corredores rapidos, resistentes a quilometragem, mas ainda desconheço o percurso.

  5. Alguém me explica o que consiste esta prova?

    Respondendo ao colega que vive no Brasil… penso que é mais dificil Portugal estar bem colocado no ranking Europeu… que o Brasil estar acima uns pontos no ranking americano. e penso que deve estar relacionado com isso.

  6. cocacola até tens razão o Pedro Lopes se calhar até fazia uma classificação melhor que alguns bonitinhos que lá vão sem nunca terminarem a prova.

  7. Moro no Brasil,mas sou portugues,conheço muito bem o ciclismo brasileiro e sei que não existem 5 atletas entre os 190 milhoes de brasileiros que possam disputar o mundial de ciclismo…nem uma volta se quer…que raio de criterios são o da UCI ?…ALGUEM ME PODE EXPLICAR !

  8. jpr essa conversa de cafeina, és ciclista estás triste porque não falam em ti ,que pena que eu tenho de ti

  9. ó cocacola começa a beber água que a cafeina anda a darte volta á cabeça,PEDRO LOPES ?

  10. estão se a esquecer que o melhor portugues em mundiais tem sido o Nuno ribeiro

  11. Se desse para ser 3 sub-23 até porque merecem mais que os profissionais que só vão para lá passear , teriamos mais hipoteses de mostrar alguma coisa e é graças a eles que podemos mandar 3+1 senão era apenas 1 profissiaonal.
    O selecionador devia escolher imediatamente os 3 mais suplentes para que eles se possam preparar convenientemente para os 260 km e + de 4000 m de desnivel da prova.

  12. ainda assim portugal é uma vergonha,o nosso ciclismo nao vale nada…com os bons valores que temos e só podemos ter lá 3….ciclismo á moda portuguesa nao me convence

Os comentários estão fechados.