Casactiva deixa o ciclismo

O projecto mais vitorioso do escalão sub-23 em 2008 vai sofrer grandes alterações na próxima temporada. A maior de todas diz respeito à saída do principal patrocinador, a Casactiva. Apesar disso, a União Ciclista de Sobrado está de pedra e cal entre as Equipas de Clube e a planificação da temporada está a avançar. Registam-se já três contratações: Bruno Faria e Cristiano Teixeira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos) e Luís Afonso (Silva & Vinha/ADRAP). No campo oposto, foram dispensados Carlos Sabido e José Martins, devido à impossibilidade de participação de corredores elite nas principais corridas do escalão.

Outra equipa com a temporada já planificada é o Mortágua/DR Seguros/ERA. O conjunto liderado por Pedro Silva prescindiu dos serviços de Daniel Marques e Nuno Oliveira e promete ter um efectivo totalmente sub-23 em 2009. O plantel contará com nove elementos, entre os quais se encontram os cinco já contratados: Bernardo Carvalho e Rui Carvalho (ex-Crédito Agrícola/Alcobaça), Pedro Morgado (ex-Vulcal/Implenitus/CC Centro Crédito Agrícola), Pedro Paulinho (ex-Manuquímica/Ferrindal/Lousa) e Vasco Pereira (ex-LA Sistemas/SSS/Trevomar).

Duelo verde-rubro?

A temporada que aí vem pode ainda ser marcada por outro motivo de interesse: um duelo Sporting-Benfica nas estradas. Os encarnados, pela mão de Justino Curto e de Gonçalo Amorim, trabalham para se manterem no pelotão das Equipas de Clube, gorada que está a permanência entre a elite. Já o Sporting tem um projecto em marcha para regressar ao ciclismo. Ainda falta limar algumas arestas, mas tudo aponta para que seja possível o retorno dos leões.

A direcção desportiva leonina estará a cargo de Alexandre Gonçalves, que dirigiu os juniores do Lousa na última época. Os ciclistas já apalavrados são Fernando Machado e Joel Lucas (Casactiva/Quinta das Arcas/Aluvia), André Mourato (ex-Manuquímica/Ferrindal/Lousa), Flávio Gomes (ex-Maia/SEC/ABB), Paulo Costa (ex-LA/Sistemas/SSS/Trevomar), Rafael SIlva (ex-SM Feira/E. Lelcerc/Moreira Congelados) (RM Eventos/Vila Verde) e Sandro Pinto (Mortágua/DR Seguros/ERA).

Foto: PAD/JLS