UCI implementa novas medidas de segurança

Sécurité - Jets de bidon, position sur le vélo... la fermeté de l'UCI
A posição em cima do quadro será sancionada no futuro.

Reunidos nos dois últimos dias, o Comité Diretor da UCI decidiu implementar uma série de regras mais apertadas, no que concerne a segurança das provas e o comportamento dos ciclistas em prova.

Entre as medidas a por em pratica, algumas delas já a partir de 1 de abril deste ano, tem a ver com a atitude dos ciclistas em prova, Por exemplo, atirar um bidon que caia no meio do pelotão, e que vai colocar em perigo os restantes ciclistas será sancionado, a posição deitado em cima do quadro e pedalar nesta posição também não será permitido. Medidas mais apertadas terão os organizadores, obrigados a incluírem na sua já longa estrutura uma nova função: o responsável pela segurança da prova.

Um ponto importante de discussão refletiu-se nas barreiras, que deverão ser rígidas e terão de estar ligadas umas às outras, sem interrupção. Está em estudo também uma nova regulamentação para a sinalização do percurso e dos obstáculos que aparecem ao longo de cada prova. Um maior numero de zonas para que os ciclistas possam deitar fora as embalagens das barras e de outros produtos que levam nos bolsos da camisola, irá ser implementada com zonas em cada 30 a 40 kms.