Bicicleta solidária

Porque é Natal, pelo menos assim nos diz o calendário, e porque talvez este Natal tenha de se prolongar, considera-se útil anunciar uma iniciativa chamada de “Bicicleta Solidária”.

Esta iniciativa é amplamente divulgada pela Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) e é aí que que nos inspiramos para o texto. Desconhecemos contudo se existe mais alguma associação envolvida.

O que se sabe é que pela Beira Interior, entre os meios de comunicação próprios da associação e os meios de comunicação social locais, a campanha é de perceção acessível.

O objetivo é, de forma solidária e obviamente não onerosa, doar aquelas bicicletas com pequenos problemas, ou com tamanhos que já não nos servem, ou simplesmente a bicicleta que foi comprada numa onda de repentismo saudável e agora consideramos que só ocupa espaço. Serão reparadas e reutilizadas, pretendendo fazerem-se posteriores doações, a cargo da ACBI, a instituições de solidariedade social que as aceitem para os seus utentes.

A lógica, num tempo em que a sustentabilidade ambiental está na moda, será a da reutilização da bicicleta e da promoção da modalidade, ora para lazer, ora para deslocação, ora, quem sabe, até para uma futura experiência competitiva.

O prazo estende-se até 31 de Dezembro deste 2020. Os contactos serão os da ACBI. Portanto, para todos os que não forem como eu demasiadamente pegados às bicicletas próprias, mais recentes e mais antigas (e espero que sejam poucos!), terão boa forma de dar nova vida à sua bicicleta e, nunca se sabe, ajudar um futuro campeão.
Luís Gonçalves