O regresso da Volta

Quando estamos em Torres Vedras, no ciclismo, falar de Joaquim Agostinho é dominante, ainda por cima no ano em que passam cinquenta anos após a primeira vitória de Agostinho na Volta a Portugal. Bem, por Torres Vedras, com tanto para dizer sobre ciclismo, também teremos de mencionar a Sicasal-Torrense e com evidência o GP de Torres Vedras, um dos baluartes do ciclismo nacional.

Num ano em que algumas câmaras municipais se colocaram à margem da Volta, em Torres Vedras entenderam, e bem quanto a nós, que um concelho deve ser grato e generoso com quem sempre lhe deu visibilidade. Foram as graciosas palavras da vice presidente de câmara local.

Desde sempre terra de ciclismo e de ciclistas, com a natural prevalência de Joaquim Agostinho, parece-me que convém por este dia lembrar o seu, às vezes esquecido, “inventor”. João Roque, também ele torrense, venceu a Volta de 1963, por sinal ano da última chegada de uma etapa a Torres Vedras. Coincidências. Ano bom para Roque que juntou à Volta a Clássica Porto-Lisboa. Em 1963, o segundo, foi do Ginásio de Tavira. Jorge Corvo, claro.

Foi João Roque, então treinador, que encontrou Agostinho, num célebre treino em que este acompanhou a equipa do Sporting… de bicicleta pasteleira. O resto é história.

Pela Volta, por esta Volta, previsivelmente Mclay repetiu vitória, neste desejado regresso a Torres Vedras. Pelo traçado, outros óbvios protagonistas, numa etapa de ciclismo monótono, para quem viu, animada pela fuga do dia, com três ciclistas que, qualquer um deles merecia de facto um prémio de combatividade. Pouco mais que uma taça ou uma medalha seria necessário. A presença no pódio completaria o resto. Assim, tirando a publicidade, pouco motivo há para uma grande dor de pernas.

Será que o vento ou a subida da Arrábida alterarão algo de substancial? Sem nenhuma incidência especial, talvez a camisola vermelha volte a Oliveira de Azemeis.

Sem esquecer, a etapa saiu das Caldas da Rainha, de onde saiu também João Almeida para o segundo lugar do Giro.
Luís Gonçalves