Vem aí o Prémio de Torres Vedras

O Tour abafa-nos e concentra-nos na corrida, deixando para trás outros assuntos importantes, como a nosso Volta que vai para a estrada no dia 27 do corrente, antecedida pelo Prémio de Torres Vedras/ Joaquim Agostinho.

Ambas as provas são disputadas num período em que grande parte dos organizadores desapareceram de cena. Dizem-nos que ainda restam para o final de temporada o Prémio JN e O Jogo, se bem que este último existam algumas reticências na sua realização.

O Prémio de Torres Vedras é a prova mais antiga do calendário nacional a par com a Volta ao Algarve, não contando naturalmente com a Volta,e tem tido ao longo dos anos, um papel importante na vinda de muitos e bons ciclistas internacionais ao nosso país. Nos dias que correm, as dificuldades acrescidas com que lutam os organizadores, tem feito com que a competição tenha perdido algum do seu esplendor, mas a aposta da UDO e do seu mentor, Francisco Manuel Fernandes tem permitido a continuidade da competição, este ano reduzida a dois dias, num périplo concentrado nas estradas concelhias de Torres Vedras.

Desistindo do seu tradicional circuito, nos últimos anos, e pretendendo dar um novo figurino à prova, o entusiasmo tem diminuído um pouco. O circuito de Torres Vedras com a seletiva subida da Serra da Vila e do Varatojo que volta após volta vão minando as pernas dos ciclistas, era já uma clássica do ciclismo e um local ideal para, finalmente, se pensar no futuro na realização de um campeonato Nacional na zona. A ideia fica no ar.

Temos, pois, como teste para a Volta uma competição diminuta, mas na verdade , a única que ousou colocar na estrada uma prova de ciclismo, quanto mais não fosse, só por isso merece a nossa admiração.

Equipas participantes:
Atum general / Tavira / Maria Nova Hotel
Aviludo-Louletano
Efapel
Feirense
Kelly / InOutBuild / UD Oliveirense
L.A. Aluminios / L.A. Sport
Miranda – Mortágua
Radio Popular- Boavista
W52 / FC Porto
Crédito Agrícola/ Jorbi/ Delta Cafés
JV Perfis/Gondomar Cultural
Sicasal – Torres Vedras | U23 Cycling
Burgos-BH
Caja Rural – Seguros RGA
Euskaltel – Euskadi
Rally Cycling

Vejamos o percurso das duas etapas ao pormenor: