Ewan o mais forte em Poitiers- terá sido Sagan bem desclassificado ?

Terá valido a pena assistir hoje aos 168 kms da 11ª etapa do Tour ? Está é uma das questões de fundo, dos diretos televisivos de eventos desportivos que, de quando em quando, se tornam maçudos de ver . No ciclismo, em especial no Tour, há sempre a vantagem do fenómeno desportivo ser entrecortado com as paisagens, os castelos os rios, o que é sempre uma vantagem. Mas, para quem teve a maçada de aguardar pelos últimos mil metros, valeu bem a pena.

Caleb Ewan, sempre ele, mostrou mais uma vez que é um dos melhores sprinters mundiais, mas hoje, o triunfo caberia a Peter Sagan, se Van der Aert tivesse usado de um pouco de fair play, ( ver imagens no nosso facebook Jornal Ciclismo) e vendo que não conseguia mais do que aquilo, facilitar ou manter a mesma posição, não intimidando nem criando dificuldades a quem vinha por trás. Sagan arriscou muito, teve que deixar de dar aos pedais, dar uma encostadela com o ombro ao ciclista da Jumbo , para não cair nas barreiras e, mesmo assim perdeu in extremis sobre o risco de meta. Hoje, Sagan estava a 100% e nem sempre isso tem acontecido neste Tour. Dizemos isto, sabendo de antemão que Sagan foi desclassificado, colocado em último lugar, do grupo do qual fazia parte, foi multado em 500 francos suíços,e comprometeu seriamente a sua luta pela posse da camisola verde.

Poderemos ver a chegada por outro prisma . Van Aert ganhou o seu espaço, conservou-o não dando oportunidade para quem seguia atrás o ultrapassar, cabendo a Sagan a responsabilidade de escolher um mau sitio para passar, pois embora fosse capaz de ultrapassar o holandês, a sua bicicleta cabia, não saberia se este o fecharia e a queda era inevitável. Ao tocar Van Aert com o ombro, foi bem desclassificado.

Estas são duas hipóteses para analisar a chegada de hoje. A nossa opinião pende para a primeira hipótese e a sua ?

Peter Sagan está fazendo uma coisa muito ruim na luta pela camisa verde
Van Aert não perdeu tempo a gritar com Sagan . Foto : AFP

Já na luta direta entre Sam Bennett e Caleb Ewan, a pergunta ficará para sempre sem resposta : como é possível ao pequeno australiano ter a força suficiente, para remontar um portento muscular como Bennett ?

Ion Izagirre desiste após acidente no Tour de France
A queda de Izagirre .

Com a acalmia registada ao longo da etapa não houveram problemas na geral individual, ma mesmo assim deu para uma valente queda de Jon Izagirre, que acabou por desistir com um forte golpe no peito.

1 comentário a “Ewan o mais forte em Poitiers- terá sido Sagan bem desclassificado ?”

  1. Peter Sagan não só é bem desclassificado como devia ter sido mandado para casa de modo a descansar e refletir sobre a sua atitude.
    O que Peter Sagan fez é um pouco semelhante ao que Dylan Groenewegen fez na Volta à Polónia com o resultado trágico que conhecemos.
    Vout Van Aert estava na sua linha, Sagan que escolhe-se outra ou que tivesse o engenho de Calbe Ewan.
    O ciclismo tem de afastar o que é mau para a modalidade- e não é só o doping. Estes sprints aos empurrões que promovem as quedas – dos quais Sagan e Mark Cavendish era exímios há alguns anos atrás – são extremamente negativos para a modalidade.
    E numa época desafiante para o ciclismo será que o cicliso se paute por uma norma 100% limpa.

Os comentários estão fechados.