É preciso acreditar

Com os colombianos já na Europa, com o andar da carruagem, as interrogações vão-se acentuando, com todos os envolvidos no mundo do ciclismo profissional, a somar prejuízos atrás de prejuízos, sempre com o pensamento de que nem tudo pode vir a correr conforme plenado.

Egan Bernal no aeroporto de Madri.
Egan Bernal já chegou à Europa. Foto: EPA

De Itália chegam notícias pouco animadoras para o Milão – S.Remo, com alguns municípios muito pouco interessados em que a prova passe nas suas localidades, primeiro pelo Covid depois pelas confusões que pode causar no turismo local. Na Polónia a prova vai-se desenrolar à porta fechada, e o ciclismo sem público, é pouco aliciante. As grandes equipas afundam_se lentamente. Pela voz dp seu manager, Patrick Lefevere, a Deceuninck já soma 1,3 milhões de euros de prejuízos extra, devendo nos três meses que faltam atingir um deficit não orçamentado de 4 milhões de euros.

Na Alemanha a Hamburgo Classics acabou por ser anulada, estando em duvida s provas canadianas do World Tour.

Por cá, vai-se sonhando com a Volta, transplantada para um período em que se pretende enfiar tudo. Num mês os ciclistas irão correr as principais provas do ciclismo nacional, conforme calendário que juntamos. Mas será que vai bater tudo certinho ? Ninguém o pode garantir, mais a mais com a fragilidade com que a autorização das provas se move. Sem anuência dos municípios onde as provas irão passar, é muito difícil haver provas em ciclismo. Por isso, poderá ser muito importante, o apoio que o Presidente da República pode dar ao ciclismo e, em especial à Volta. Marcelo Rebelo de Sousa comprometeu-se no apoio e pode ser que o ciclismo seja uma realidade em setembro.

Até lá resta-nos acreditar.

Calendário 2020 -Estrada
14 de agosto: Campeonato Nacional de Contrarrelógio: Elite e Sub-23 Masculinos, e Paraciclismo
15 de agosto: Campeonato Nacional de Fundo: Sub-23 Masculinos
16 de agosto: Campeonato Nacional de Fundo: Elite Masculinos
13 de setembro: Campeonato Nacional de Rampa
19 e 20 de setembro: GP Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho
27 de setembro a 5 de outubro: Volta a Portugal
10 e 11 de outubro: Grande Prémio O Jogo
13 a 18 de outubro: Grande Prémio Jornal de Notícias