Alto do Cabreiro : o teto do Minho

Alto do Cabreiro  1293 m [16.46 km  7.2%  1170 m]

Apresentamos hoje mais uma escalada, difícil se juntar o troço de asfalto com o troço em sterrato, perfazendo um total de 16,4 km com uma pendente razoável de 7,2% .

Uma subida longa, pouco comum nas nossas competições.

Chegamos ao teto do Alto Minho, Cabreiro 1300m de altitude.
Estrada N202-2 que liga Arcos de Valdevez a Monção, na localidade de Cabreiro seguir à direita em direção de Vila Seca e Lordelo, começam os primeiros 8 kms de escalada em bom asfalto, percentagem média de 7,8%.

A esta primeira fase da montanha seguem-se os restantes 8 kms, depois de Lordelo em “sterrato”, que a tornam longa e desgastante.

Esta Montanha é equivalente ao Colle delle Finestre do Giro d’Italia e permitiria uma excelente etapa de alta montanha com final em Arcos de Valdevez(descida após Cabreiro pelo parque de Travanca, Mezio) , Ponte da Barca, Melgaço ou  Monção.

Uma etapa tipo que poderia ser disputada na zona do Alto Minho, incluindo a subida que hoje apresentamos, sem paralelo com qualquer uma,. mesmo da Volta a Portugal em grau de dificuldade.
Os primeiros oito kms da ascensão do Alto do Cabreiro são feitos em boa estrada.
Com o final do troço de asfalto, seguem-se quase outros oito kms em sterrato, que tornam a escalada ainda mais dura
O troço de sterrato acrescenta uma maior adrenalina e um grau de dificuldade que não está ao alcance de todos.

https://www.strava.com/segments/20306510

Montanhas da zona de Melgaço:

Fiães.
Cavaleiro Alvo.

1 comentário a “Alto do Cabreiro : o teto do Minho”

  1. Só para deixar nota que a estrada que liga Unhais da serra á nave de Sto Antonio (serra estrela )em princípio vai ser asfaltada , o que faz com que haja mais uma subida alternativa ao ponto mais alto de Portugal continental. Uma subida que tem inicio junto ao hotel h2o . Uma subida com um paisagem fantástica. E tem uma característica, nao tem zonas de descanso até ao alto da torre ao contrario das subidas da Covilhã e Seia.

Os comentários estão fechados.