Data dos Nacionais contestada por vários países

Tal como já tínhamos previsto num artigo anterior, são muitas as queixas de autoritarismo e falta de bom senso por parte da UCI, ao determinar uma data fixa para a realização dos seus campeonatos nacionais.

Os primeiros a não concordarem foram os belgas, que puseram em causa a sua realização e, agora são os franceses, cujo campeonato se realizaria em Plumelec, com os responsáveis autarcas a perguntar, qual a razão para que a prova seja marcada na data anunciada pela UCI, sem que sejam consultados. Depois dos franceses seguem-se os dinamarqueses e alemães.

Em Portugal a marcação dos nacionais na data anunciada pela UCI, situa-se muito em cima das datas do Prémio JN. a segunda competição mais importante do calendário das equipas portuguesas. As datas dos Campeonatos Nacionais poderão, no en tanto, ser alteradas pelas respetivas Federações Nacionais, com o senão de não serem atribuídos pontos UCI aos melhores classificados, o que no caso do nosso país, pouco ou nulo interesse tem para equipas e ciclistas.