Mundo do ciclismo de luto: faleceu Nico Portal

Nicolas Portal partiu demasiado cedo.

A notícia não é boa de se escrever, de compreender e tão pouco de aceitar. Aos 39 anos, Nicolas Portal, principal diretor desportivo da equipa Ineos, faleceu hoje vítima de um ataque cardíaco.

Portal foi diretor desportivo da equipa de Chris Froome desde 2011, tendo abandonado a sua carreira de ciclista no ano anterior, devido a problemas de arritmia cardíaca.

De nacionalidade francesa, Portal foi o diretor esportivo mais jovem do Tour em 2013, prova que venceu por seis vezes comandando Chris Froome, Geraint Thomas e Egan Bernal.

Como ciclista, chegou a correr ainda pela pela Sky por um ano, mas foi forçado deixar o ciclismo em 2010 devido a distúrbios do ritmo cardíaco. Ao longo da sua carreira como ciclista Portal venceu apenas uma corrida, uma etapa do Dauphiné em 2004. Correu ainda cinco anos pela AG2R e quatro anos pela Caisse d’Epargne, a antecessora da Team Movistar, e era caraterizado pela sua excelente ponta de velocidade, tendo participado por seis vezes no Tour.

É com a maior tristeza que relatamos a morte de nosso amado colega de equipa, colega e amigo Nico Portal“, escreveu a equipa Ineos em uma mensagem no Twitter. “Morreu de repente esta tarde na sua casa em Andorra.”