Roger Lejeune faleceu com 97 anos e muitos sonhos concretizados

Resultado de imagem para roger lejeune cycles lejeune
Foi com uma bicicleta Lejeune que o holandês Jan Jansen ganhou o mundial de estrada em 1964 e o Tour em 1968

Roger Lejeune faleceu ontem , numa pequena vila francesa, com 97 anos de idade, numa casa de repouso para idosos. Para muitos o nome Lejeune pouco diz, mas a história do ciclismo tem-lhe um lugar reservado , como uma da maiores marcas mundiais de bicicletas de competição, dos anos 60 e 70 do século passado. Falamos de uma época em que as equipas de ciclismo profissionais francesas tinham de estar associadas a uma marca de bicicletas.

A marca Lejeune foi fundada em 1947, por dois gémeos, então com a idade de 24 anos, uma pequena empresa familiar de seis pessoas, que os dois irmãos transformaram numa das maiores empresas de bicicletas, com uma fabricação anual que ultrapassou os dois milhões de bicicletas em 1980, dominando 80% do mercado francês. Volvidos seis anos, a empresa teve uma queda para uma faturação de apenas 190 mil bicicletas, altura em que foi comprada pela Peugeot, desaparecendo de cena.

Pelforth-Sauvage-Lejeune foi a formação mais famosa que a empresa equipou, uma equipa de sonho, que fez as delícias de muitos fãs da modalidade e que ficou para sempre na história do ciclismo mundial, com um triunfo no Tour e um mundial, para além de muitas outras vitórias mais secundárias.

Com a morte de Roger Lejeune, o ciclismo perdeu um sonhador e um verdadeiro entusiasta da modalidade, deixando perdido no tempo, um sonho que concretizou com sucesso.

Resultado de imagem para bicicletas lejeune lucien aimar

Lucien Aimar foi um dos grandes nomes que também correu com a marca francesa, quando uma bailarina americana, Miriam de JKova decidiu patrocinar uma equipa de ciclismo. As camisolas eram cor de rosa, mas o sonho viria a desmoronar-se rapidamente.

Lucien van Impe, o grande trepador belga também correu com a marca Lejeune. Um foto que perdura e que lembra o artigo de ontem do Luis Gonçalves, com as célebres Peugeot 504 .

Resultado de imagem para equipe sonolor lejeune fotos