Mundiais abrem amanhã com um C/R por equipas misto

O campeonato do Mundo começa amanhã no Reino Unido com uma prova mista, disputada no sistema de C/R por equipas, disciplina que deverá estar presente nos Jogos Olímpicos do Japão em 2024, e que dá amanhã as primeiras pedaladas, depois do fiasco dos últimos europeus, em que a Holanda dominou a seu bel prazer.

Substituindo o C/R por equipas ao nível das formações profissionais, o novo figurino está longe de conciliar opiniões e interesses, dadas as dificuldades em encontrar países, capazes de terem representações dignas num evento a que se apelida de Campeonato do Mundo. E conforme se pode ver pela lista de países inscritos, não são muitas as seleções, obrigando mesmo a UCI a improvisar uma equipa oriunda do seu centro de formação em Aigle, na Suíça, o que se pode criticar vivamente. Afinal que país representa este misto.

Este campeonato é formada por uma equipa mista, composta por metade homens e metade mulheres e tem como objetivo promover o ciclismo feminino. À partida a Holanda é a grande favorita.