14 horas a pedalar em Pombal

As 14 Horas a Pedalar, é sem dúvida um evento único em Portugal, este ano realizado pela 18ª vez, numa organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, que conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia local, com a particularidade, da inauguração das bicicletas partilhadas, as quais irão estar ao dispor dos munícipes, para as suas deslocações pela cidade.

As 14 horas iniciaram-se com o encerramento da Av. Do Ultramar, na Rotunda do Bombeiro, com um perímetro de 400 metros, onde durante 14 horas existiram fortes pedaladas, proporcionada por mais de duas centenas e meia de amantes das bicicletas.

Ao longo da tarde foram chegando os participantes, formado 8 equipas, algumas com mais de meia centenas de participantes, que se foram instalando, e preparando mais uma edição das 14 horas.

Pelas 20 horas eram confirmadas as inscrições, com os participantes a darem as primeiras pedaladas no circuito para aquecimentos, e pelas 22 horas era da inicio ao passeio pela cidade de Pombal, onde os participantes apresentaram o evento à cidade, regressando ao circuito, e iniciando assim a longa maratona até às 12 horas de domingo dia 21.

Nesta edição, as bicicletas partilhadas também tiveram o seu momento, onde existiu um prémio especial para a equipa que mais quilómetros conseguir-se fazer nessas bicicletas, assim à meia-noite foi distribuída uma bicicleta a cada equipa, que durante toda a noite a mesmas pedalaram, e terminaram pelas 9 horas da manhã, com uma equipa a conseguir realizar mais de 230 quilómetros.

Existiu anda durante a noite animação musical e baile com Vânia Marisa, uma arruada com as concertinas do Marquês que percorreram todo o recinto, animando a edição, com a distribuição do tradicional caldo verde pelas 2 horas da manhã.

Pelas 8 horas o momento energético, com a distribuição de bebidas energéticas a todos os participantes, seguiu-se pelas 10 o passeio domingueiro com um passeio pela cidade, os quais regressaram cerca das 11 horas, continuando a pedalar até às 12 horas, momento do final de mais uma edição das 14 horas a pedalar.