Falta de sintonia

À boa moda portuguesa, num instante, percorremos o caminho que separa o oito do oitenta. Nos últimos tempos, sucedem-se apresentações de algumas das mais significativas competições nacionais.

Num calendário que tem sido fértil nestes eventos, acaba por ser habitual, de ano para ano, que algumas dessas apresentações coincidam com a realização de provas a decorrer.

Como se disse, essas coincidências não são novas, mas já seria tempo de começarem a ser evitadas. Percebe-se que as organizações tenham dificuldades várias na “montagem” das provas, que fazem com que as apresentações sejam quase imediatamente precedentes à prova em si e acabem muitas vezes por competir em atenção com provas a decorrer. O nosso ciclismo, para o bem ou para o mal, está um pouco organizado dessa forma.

Não será contudo ideal que uma apresentação de uma competição não tenha na plateia representantes das equipas e ciclistas, por impossibilidade de presença, ou que os tenha em quantidade diminuta, menos que simbólica, sendo que, equipas e ciclistas, sobretudo estes, são os que toda a gente quer ver nestes eventos, nomeadamente, os jornalistas presentes. Curioso será reparar que, no nosso panorama, também estes, os jornalistas, ficam divididos.

Recentemente, foram os Nacionais, o GP Abimota (onde se homenageou o grande Alves Barbosa e se falou em Memória… tantas vezes ignorada) mas sobretudo a Volta a Portugal, porque coincidiu mesmo com o decurso do GP JN. Duas das maiores e mais importantes provas do país, atrapalhando-se mediaticamente uma à outra, numa partilha pouco saudável de atenção, interessantemente uma centrada em Lisboa e outra no Porto, de onde se deslocou a Lisboa o edil portuense.

Será, obviamente, mera coincidência e circunstância do tempo, mas, pelo decurso da história nacional da modalidade é curioso reparar que mais uma vez a Volta a Portugal e o JN, parecem, infelizmente, em pouca sintonia.
Luís Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *