Francês ou italiano

É reconhecido que o primeiro vencedor do Paris-Roubaix é o alemão Josef Fisher. Mas em 1897, portanto na segunda edição da clássica francesa, os dados que vão sendo divulgados sobre a nacionalidade do vencedor têm sido duvidosos. O vencedor é claro. Maurice Garin. Mas italiano, ou já francês?

O pequeno limpa chaminés, assim alcunhado por ser a sua actividade profissional e por não ser um individuo muito alto, foi de facto o vencedor da edição de 1897 do Paris-Roubaix, somando triunfo em 1898. Sabemos também que foi o vencedor do primeiro Tour, em 1903. Deste Tour, surge uma fotografia impensável nos tempos que correm. A pose de vitória… com um cigarro na ponta da boca!

Mas voltando a Roubaix, nalguns locais continuamos a ver a vitória de Garin como de um francês. Maurice Garin, nasceu em Itália, há altura um reino, nos Alpes, perto de França, e foi bastante jovem para o Norte de França com os pais. Naturalizou-se francês, mas, ao que se diz e os registos permitem perceber, apenas em 1901.

Por tal, a segunda vitória no Paris-Roubaix foi italiana. Os franceses teriam que esperar por 1899, com Albert Champion. Apesar de nalguns sítios continuarmos a ver uma vitória de um Garin já francês em 1897, certo é que, por curiosidade, consultando o site oficial da prova, talvez o mais fiel historicamente, lá aparece a bandeira italiana associada ao nome de Maurice Garin.

Pequenos episódios de uma prova com mais de 120 anos. Mas episódios, com história, só ao alcance do ciclismo.
Luís Gonçalves