Número máximo de ciclistas por equipa segundo a UCI

Respondendo a alguns leitores sobre o número máximo de ciclistas por equipa e consultado o regulamento da UCI, passamos a explicar:

O número de ciclistas máximo por equipas em provas de ciclismo este explicitado no regulamento técnico da UCI, nos seguintes moldes

Segundo o regulamento da UCI, no seu ponto 2.02.003 o número máximo de ciclistas está estabelecido entre 4, como mínimo e sete, como máximo, com exceção dos três grandes Tours, em que este numero foi aumentado para oito ciclistas.

Nas provas do escalão 2 internacional o número máximo é de seis ciclistas.

Noutros pontos do referido artigo, haverá situações em que o organizador é obrigado a diminuir o numero de ciclistas por equipa se, por exemplo, o numero de ciclistas inscritos ultrapassar o máximo permitido 176 corredores. Neste caso ,a diminuição do numero de ciclistas por equipa terá de ser igual para todas as formações.

No caso de um organizador , a três dias do início da sua prova, tiver menos de 100 ciclistas inscritos, poderá a título excecional aumentar o número de ciclistas por equipa para oito, mas só neste caso.

 

1 comentário a “Número máximo de ciclistas por equipa segundo a UCI”

  1. Sendo uma prova nacional essa decisão é da federação. Volta as Terras da Feira e GP Anicolor teve 10 atletas por equipa.

Os comentários estão fechados.