Beiras : russos dominam 1ª etapa – Strakhov de amarelo

Foto de UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo.

Dmitrii Strakhov ( Lokosphins ) deu cor e força à atuação da sua equipa ao longo da 1ª etapa do Prémio das Beiras, que começou muito bem em Mêda, com sol, e com muito ritmo competitivo, vencendo com brilhantismo em Figueira de Castelo Rodrigo, após 177 kms muito dificeis.

O ritmo foi tão elevado nos primeiros quilómetros da etapa, que o pelotão praticamente nunca correu junto. Partiu, em vários grupos, desde início , e a etapa nunca mais parou. Na frente ficou um reduzido grupo de cerca de 45 unidades, os mais aptos, ou melhor, os mais bem preparados, nesta altura da temporada.

O chamado pelotão, esse cortou a meta em Figueira de Castelo Rodrigo 22 minutos depois. Por aqui se pode avaliar que a corrida andou, num percurso de altos e baixos, de autêntico rompe pernas, com uma parte inicial de etapa, verdadeiramente difícil, que atirou para a retaguarda, os mais jovens.

Várias tentativas de fuga, alguns ciclistas muito reincidentes em ataques, mais os mais visíveis foram sem duvida, César Fonte, Domingos Gonçalves, Alejandro Marque, Mario Gonzalez, e os russos, em especial , Dimitrii Sokolov, alcançado a dez kms da meta, depois de ter andado isolado cerca de 30 kms.

Uma etapa sempre controlada, pelas principais equipas nacionais. FC Porto e Sporting e Efapel e Radio Popular, mas também pela Caja Rural e pelos colombianos da Manzana, equipas que asseguraram perseguições, quando as diversas tentativas de fuga, não  lhes convinha . Por isso, um grupo alargado cortou a linha de meta em Figueira de Castelo Rodrigo, onda a subida ao Castelo, a terminar a seis kms da meta, dizimou o grupo da frente, reduzindo-o drasticamente.

Pouco habituados a controlar, menos ainda a esquemas táticos, os russos partem  amanhã de amarelo, mas não os estamos a ver a controlar a corrida, pelo que os ataques vão-se suceder, num percurso muito semelhante ao de hoje.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *