Ardenas abre novo ciclo de clássicas- Valverde o homem a abater

 Alejandro Valverde (Movistar) wins Flèche Wallonne for the fifth time

Sempre na Bélgica, falemos francês,  agora,  em vez do flamengo de Flandres. Substitui-se os paralelos pelas estradas serpenteadas e asfaltadas das Ardenas, ali paredes meias com a França, e pequenas mas inclinadas montanhas que separam o trigo do jóio. E aí está um novo ciclo das clássicas.

Os mesmos candidatos ? Um pouco diferentes. É altura de aparecerem outros nomes, como Alejandro Valverde, por exemplo, ciclistas mais leves, com menos estrutura muscular, mas mais rápidos nos arranques decisivos,com que ganham mais velocidade.

Já não precisos aqueles músculos fortes, capazes de dominarem a bicicleta nos paralelos irregulares, e andamentos pesados para melhor equilibrarem a máquina.

A grande curiosidade, naturalmente, será saber até que ponto os belgas da QuickStep poderão manter a sua supremacia, nas provas de um dia, de onde saíram vitoriosos da Flandres, onde venceram tudo menos o Paris-Roubaix e a Gent Wevelgen, sempre para o mesmo ciclista, Peter Sagan.

Uma campanha que se nos afigura de difícil recuperação, para quem se preparou a sério para as clássicas do Norte. Na verdade, as provas clássicas assemelham-se, em termos de desgaste físico a autênticas maratonas, daí que muitos, como Terpstra, Vanmaarcke, exemplos típicos, possam não estar na grande maioria deste novo ciclo.

Mas uma coisa é certa: clássicas é na Bélgica. O ambiente vale tudo. Quem viu, pela televisão, a partida do Tour de Flandres e comparou com a partida do Paris-Roubaix, conseguiu com certeza aperceber-se das grandes diferenças, que fazem com que os belgas ganhem por KO.

Vejamos o calendário das clássicas  “ardenaises “:

De Brabantse Pijl-La Flèche Brabançonne (Abril 11)

1ª edição : 1961

Vencedor em 2017: Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida)

Amstel Gold Race (Abril 15)

1ª edição : 1966

Vencedor em 2017: Philippe Gilbert

La Flèche Wallonne (Abril 18)

1ª edição : 1936

Vencedor em 2017: Alejandro Valverde (Movistar)

Liège-Bastogne-Liège (Abril 22)

1ª edição : 1892

Vencedor em 2017: Alejandro Valverde