A Volta ao Algarve vai ser transmitida pela TVI 24, mas deveria ser a RTP, no canal 1, a transmitir o evento

Longe vão os tempos em que a RTP, impulsionada pelo Jornal de Notícias, exibia quase diariamente imagens televisivas de ciclismo. Mas longe vão também, as imagens que esta estação publica de televisão exibia, das modalidades ditas amadoras que, em boa verdade, nada têm de amadoras, mas que muitos pretendem minimizar apelidando-as, de isso mesmo, amadoras.

A RTP, como empresa pública, desviou de agulha e, hoje em dia, é a estação de televisão que mais espaço dedica ao futebol, nas suas mais diversas vertentes : futebol de onze, de praia, futsal, feminino, enfim tudo que seja bola mexida com os pés , lá temos a nossa televisão pública, a abrir telejornais, a pagar a peso de ouro a comentadores que, maioria dos casos, sabem tanto de futebol, como alguns de lagares de azeite.

Um caso paradigmático e que nos chamou a atenção, foi quando em simultâneo, na Austrália, competiam sete ciclistas lusos no Under Tour e, ao mesmo tempo decorria o Open da Austrália em ténis, a RTP divulgava diariamente imagens do ténis, ostracizando o ciclismo.

Não sendo, obviamente uma empresa pública, a TVI 24 tem sido uma estação bem mais pública que a RTP, na missão de oferecer jogos de modalidades amadoras em direto,e  de provas de ciclismo, oferecendo assim, uma possibilidade de diversificação  e ecletismo, contribuindo para uma maior cultura desportiva do cidadão português.

Sabemos que os defensores do televisão pública lá vêm com os blocos desportivos que nos oferece a RTP 2, aos sábados de tarde, sem qualquer tipo de conteúdo jornalístico , em pacotes sucessivos, transmitidos na maioria dos casos sem qualquer conteúdo jornalístico, mas impunha-se mais. Pelo menos uma agenda informativa, transmissão direta de eventos desportivos das modalidades como andebol, basquetebol , atletismo, hóquei em patins, voleibol e ciclismo, sem duvida as mais tradicionais e as  eleitas dos portugueses.

A Volta ao Algarve vai ser transmitida pela TVI 24, mas deveria ser a RTP, no canal 1 a transmitir o evento, talvez, porque não admiti-lo, um dos melhores a nível nacional, não de ciclismo, mas de caráter desportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *