froome poderá ser suspenso por dois anos, afirmou Lappartient

O presidente da UCI, o francês David Lappartient, não alvitrou um bom futuro para Chris Froome.  Segundo declarações prestadas a vários Orgãos de Comunicação Social, Lappartiente afirmou que teve conhecimento do caso Froome, uma hora depois de ter sido eleito, tendo aconselhado a equipa da Sky a suspender a título provisório o ciclista britânico : ” Brailsford deverá assumir as suas responsabilidades, e suspender Froome. Isto é o que todos os ciclistas querem . Este é um caso muito complicado, pois perante a imagem pública, quer o seu problema seja de origem fraudulenta ou natural, o ciclista já é culpado.”

É a Froome que compete agora apresentar o seu caso e a sua defesa, rodeando-se de especialistas na matéria. Não antevejo um caso fácil de resolver em dois minutos. O seu processo deverá arrastar-se por cerca de um ano . Se os seus argumentos não forem aceites pelos nossos peritos, uma sanção de dois anos ser-lhe-á aplicada e o processo deverá arrastar-se, depois nos tribunais.”

O novo presidente da UCI já deu mostras de um grande radicalismo, e não é inocente a sua ânsia de demonstrar que o seu antecessor, Brian Cookson , poderia ter algum protagonismo neste assunto.