12ª Edição Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Os galardoados.
Os galardoados.

Realizou-se , ontem,  em Lisboa, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, a Telheiras, mais uma edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, cuja organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

 Na 12ª edição, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”  tem vindo a considerar as seguintes categorias; Autarquias, Cidadania, Comunicação Social, Empresas, Ativismo e Intervenção Social, Dinamização Cultural da Bicicleta, Site e Empresas de Transportes Públicos, sendo Prémio simbólico, e constituído por peças em vidro artesanal português.

galar1

Ao longo dos anos, muitos já foram os agraciados com este prémio, distinguindo-se em prol da bicicleta, nas diversas categorias, o caso do “Jornal de Ciclismo” em 2011, este ano, os galardoados foram:

-Ricardo Marques Silleron de Espanha, e a Yupi, na categoria Ativismo e Intervenção Social, Ciclo Expresso do Oriente na categoria Cidadania.  Na categoria de Empresas foram galardoadas a Kombina, Easy Cicle//Urban Cicle Café, Intempral Bikes, e a Get Green.

Na área de Comunicação Social a galardoada foi a Quercus, no programa Minuto verde da RTP. A EMEL foi galardoada na categoria de Entidade Publica. E o galardão para as Autarquias, foi este ano atribuído à Câmara Municipal de Lisboa e de Águeda. A Secretaria de Estado do Turismo também foi galardoada, pelo desempenho dos organismos da sua dependência, em especial o Turismo de Portugal, pelo contributo emprestado ao projeto EuroVelo, e como trabalham para um cicloturismo sustentável, em particular um cicloturismo ciclável.

Os Secretários de Estado do Turismo e das Florestas.
Os Secretários de Estado do Turismo e das Florestas.

O Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e a presença da Embaixada da Dinamarca e o Presidente da Federação Dinamarquesa para a bicicleta.

Texto e fotos: José Morais