A VITÓRIA DO POVO

79ª Volta Portugal - Photo João Fonseca - Podium EventsAo fim de uma extraordinária etapa, num percurso duro, bem desenhado e acima de tudo bem explorado pelos principais protagonistas, os ciclistas, de forma emocionante, Rui Sousa venceu em Fafe.

O vianense é, de há uns anos a esta parte a bandeira de popularidade do pelotão português. Não será o rei do facebook e de outras tendências, mas é o mais reconhecido por todos. Qualquer um, mesmo o mais desatento, liga o nome de Rui Sousa ao ciclismo.
Penso que desde o momento do ataque final, uma boa parte dos portugueses, sendo ou não do Boavista, pedalou com Rui Sousa e contorceu-se no sofá (para os que viam pela televisão, naturalmente).

Na estrada o apoio foi incontestado e até a receptividade dos próprios colegas de profissão foi notável. Pode-se dizer que também é mais fácil esta reacção dos colegas agora…

De qualquer forma Rui Sousa protagonizou hoje o verdadeiro espírito da Volta a Portugal, e do ciclismo. A vitória suada do herói popular. Uma verdadeira vitória do povo.
Luís Gonçalves