raul alarcon faz jornada dupla em setúbal

raul

A Volta começou a sério. A primeira etapa selecinou, quase na íntegra os principais favoritos aop triunfo final, que cortaram o risco da meta em Setúbal, com um ligeiro avanço, para o pelotão.

Raul Alarcon foi o vencedor, conseguindo também a camisola amarela, ao chegar isolado com 11 segundos de avanço, sobre um grupo comandado por outro portista Amaro Antunes.

O mais curioso, foi a composição do pequeno grupo apenas ter incluído um ciclista estrangeiro. O ciclismo tem destas coisas, e quem se atrever a chamar velho a Rui Sousa e Nocentini, que dizer de David Rebellin que, aos 46 anos foi o único a conseguir acompanhar os melhores desta etapa.

Uma etapa que valeu pela extraordinária atitude da equipa da  Armée de Terre, que defendeu com grande dignidade a camisola amarela, que viria a perder no final. Foi na Arrábida que as grandes decisões se deram, quando Gaudin cedeu a dois kms para o final da Serra da Arrábida , enquando a Efapel acelerou preparando terreno para Daniel Mestre poder sprintar no final. Vendo que o camisola amarela começava a ceder, a RP-Boavista também foi para a frente, mas ambas as formações fiaram a ver navios.

Os efapeis viram Mestre chegar no segundo grupo, e os axadrezados perderam Domingos Gonçalves, que ficou entre os dois grupos a três kms da meta, depois de ter tentado anular a escapada de Alarcon.

Que dizer pois de uma etapa, marcada pelo vento e por numerosos abanicos, como dizem os espanhóis, com o pelotão a partir-se várias vezes e a recompor-se com grande sacrifício. Na linha da frente estiveram algumas vezes os homens da Armée de Terre e os homens do FCPorto, que bem tentaram partir o pelotão, conseguiram-nos duas vezes, mas a tarefa de manter o avanço conquistado era muito dificil.

Amanhã,  mais uma cavalgada de 213 kms, com calor o que pode procurar nova razia no pelotão, onde os portugueses aparecem em grande maioria. Três desistências ao longo da etapa, não foram muitas para uma etapa rápida, ventosa e bem disputada.

79ª Volta Portugal - Photo João Fonseca