Primeiro Passeio Rádio Concelho de Mafra

eq1

 Foi para a estrada este domingo 25 de junho, o primeiro passeio de cicloturismo organizado pela “Rádio Concelho de Mafra”, um evento que fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), o qual contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Mafra.

Cerca de cem participantes alinharam neste primeiro passeio do RCM, que tinha uma distância de 60 quilómetros, a concentração ocorreu pelas 8 horas no Parque Intermodal, e o início do evento ocorreu pelas 9,15.

As primeiras pedaladas iniciaram-se por Mafra, com passagem pelo Palácio Nacional de Mafra, passando pelo interior do Convento, e na zona da área Militar, depois seguiu-se em direção a Paz, Murgeira, Lagoa, Ribamar, Stº Isidoro, Bracial, Murgeira, Paz, Sobreiro, Seixal e Ericeira, onde foi feita uma paragem para abastecimento com água e fruta.

Retomadas as pedaladas, a caravana seguiu rumo à Foz do Lizandro, Lapa da Serra, Seixal, Sobreiro, Paz, e Mafra, onde cerca das 12,30 o passeio veio a terminar, mo Parque Intermodal, local da partida.

eq2

O postal ilustrado do evento:

Mafra é uma vila de tradições, vestígios arqueológicos sugerem que o povoado hoje denominado por Mafra foi habitado pelo menos desde o Neolítico, e é Certo também, que Mafra foi uma vila fortificada, podendo ainda hoje encontrar-se na rua das Tecedeiras, um pouco da muralha que a cercava.

As invasões e as fugas, os Militares, fazem parte da história de Mafra, que pode ser descoberta por quem lá passa, com locais sem dúvida emblemáticos para se descobrir que muito se recomenda.

Foi o primeiro passeio do RCM percorrido pelo concelho, com a organização a esmerar-se por dar o seu melhor, num trajeto algo muito irregular de sobe e desce, mas típico da região, onde a organização soube manter o ritmo e conseguiu juntar o pelotão.

Paisagens bonitas, algum momentos com o mar como pano de fundo, onde os participantes puderam apreciar, pedalando a bom ritmo, tendo sempre a ao longo do percurso uma excelente segurança, aqui temos de dar os parabéns pelo excelente trabalho feito pelos batedores da GNR, os quais tiveram também o apoio do Moto Clube de Mafra, contemplando assim a boa segurança a todos os participantes.

eq3

Foi um bonito passeio, o qual terminou com um suculento almoço, um belo porco no espeto, onde os participantes puderam conviver, seguindo depois tarde dentro uma tarde cultural, onde os participantes foram convidados a assistir uma recriação histórica no Palácio Nacional de Mafra, a convite da Câmara Municipal.

Pouco mais para dizer, apenas de referir o interesse deste passeio, a vontade de o mesmo puder continuar, e em 2018 com algumas alterações e mais atrativos, até lá ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Texto e fotos: José Morais