POR TERRAS DE SANTA MARIA

Disputa-se neste fim de semanal, a 26ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. Sem o encanto de outras edições, palcos de grandes lutas entre os melhores ciclistas dos anos 90, quando se percorriam de facto as terras de Santa Maria, apesar de tudo, nos últimos anos a competição tem-se tornado uma referência para o escalão Sub-23.

Nesta edição, por acordo entre a organização e a Federação, junta-se o pelotão de Juniores de segundo ano.

Num percurso selectivo, a primeira etapa começa em Santa Maria da Feira, terminando em Rio Meão, pelas 15 horas, terra do malogrado ciclista feirense Fernando Mendes. No dia 2, a segunda etapa é dividida em dois sectores, um contra relógio de manhã e o tradicional e duro circuito do Castelo da parte da tarde.

Luís Gomes, agora na Radio Popular/Boavista, venceu a edição anterior, juntando-se a uma lista onde, para além de vencedores da Volta a Portugal, como Fernando Carvalho ou Manuel Cunha, encontramos André Cardoso, Tiago Machado e José Mendes, como se sabe, alguns dos mais bem sucedidos emigrantes portugueses.

Bom prenúncio e motivação para o jovens que vão pedalar na Volta às Terras de Santa Maria tendo, finalmente, no caso dos Sub-23, as atenções exclusivamente centradas no seu escalão.
Luís Gonçalves