Lousã apresentou a Clássica aldeias do xisto

A Clássica Aldeias do Xisto, marcada para o dia 12 de março, foi hoje apresentada na Lousã, no âmbito da assinatura do protocolo para a implementação do projeto piloto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto, no qual participou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

A corrida internacional, de classe 1.2, será a terceira e última prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros e apresenta-se como o evento de alta competição que serve de produto âncora do protocolo celebrado entre a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, o Turismo do Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A competição terá 140,6 quilómetros, partindo da Aldeia da Barroca, concelho do Fundão, para terminar na Aldeira da Cerdeira, Lousã, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.

Todo o percurso é feito em permanente sobe e desce, fazendo desta prova uma clássica para trepadores. Além do prémio de montanha coincidente com a chegada, os corredores terão de ultrapassar duas contagens de terceira categoria e uma de primeira, esta apenas a 10 quilómetros do final.

A prova terá a participação das equipas nacionais dos dois escalões mais elevados e ainda algumas formações continentais .