Ranking Nacional: Marco Coelho, Daniel Freitas e João Pinto são os primeiros líderes

Domingos Gonçalves é o único dos três primeiros sub-23 que já venceu em 2009
Domingos Gonçalves é o único dos três primeiros sub-23 que já venceu em 2009

O primeiro somatório pontual dos rankings nacionais de estrada das categorias de Sub-23, Juniores e Cadetes foi hoje divulgado pela UVP-FPC consagrando, nas primeiras semanas da Primavera, os mais regulares em 2009. Após os meses de Fevereiro e Março de competições, o início de Abril trouxe a actualização inicial da tabela no reflexo dos êxitos da época.

Nos sub-23, Marco Coelho (SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados) lidera fruto de uma permanente presença no “top-ten” nas seis corridas já contabilizadas – prova de abertura, Taça de Portugal e Volta às Terras de Santa Maria – liderando diante Fábio Coelho (Cartaxo Capital do Vinho-CC José Maria Nicolau), uma das revelações da época. Os dois primeiros classificados têm-se valido do somatório de pontos mas ainda não conquistaram qualquer vitória na temporada. Para tal é necessário esperar por Domingos Gonçalves (SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados), que surge em terceiro na tabela, apesar de reunir os mesmos pontos de Vasco Pereira, quarto classificado: 58, a nove dos 67 pontos acumulados por Marco Coelho.

Vasco Pereira (Mortágua/DR Seguros) de regresso aos lugares cimeiros após uma época para esquecer tem-se convertido num dos protagonistas do actual pelotão sub-23, cotando-se acima de Carlos Baltazar que no seu último ano no escalão lidera a Aluvia/Valongo. Já Ivo Fernandes, vencedor no passado fim-de-semana da 4ª prova da Taça de Portugal em Ourique posiciona-se na sexta posição, sendo o primeiro dos quatro classificados “sportinguistas” na tabela geral. Outros nomes importantes na tabela são Bruno Sancho (Mortágua/DR Seguros), Amaro Antunes (Credito Agricola) e João M.Pereira (Tavira-Palmeiras Resort), que permanecem nos primeiros lugares apesar das mudanças verificadas no defeso, com a descida ao sub-23 do mais novo dos irmãos Sancho e a promoção de Amaro Antunes à categoria antecâmara do profissionalismo. Em mó de baixo, face a um 2008 excepcional surge Marco Cunha (Aluvia/Valongo) com dificuldade em reeditar a hegemonia nos sprints da época passada e acusar um lugar abaixo do esperado no fecho do “top-ten”. Já nas equipas, a Mortágua/DR Seguros de Pedro Silva lidera seguida da SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados.

Daniel Freitas é o melhor júnior

Venceu as únicas provas pontuáveis – a prova de abertura e primeira competição da Taça de Portugal – e, por isso, surge como o líder mais destacado de todos os rankings nacionais de estrada. Daniel Freitas (Silva&Vinha/ADRAP) soma 40 pontos, mais 15 do que Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça) e 16 do que Renato Avelar (ACD Milharado/Intermarché/Mafra) e Helder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), ex-aqueo no terceiro posto. A competição júnior está ainda no seu início e com um calendário competitivo e exigente, Freitas terá dificuldades acrescidas em manter a liderança de uma tabela que, no ano passado, consagrou Amaro Antunes e a sua forte equipa, a Crédito Agrícola/Alcobaça.

Trio lidera nos cadetes

Nos cadetes, a disputa é elevada, mostram os números, com os mesmos 30 pontos partilhados por três corredores: o campeão nacionalJoão Pinto e Tiago Ferreira, ambos da (Silva e Vinha/Adrap), e o campeão nacional de contra-relógio Luís Sousa (Pato Cycles/Jaba/Arca de Noé). Por sua vez, José Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), quarto classificado também não anda longe, somando 28 pontos. Para já foram contabilizadas duas provas, a prova de abertura ganha por João Leal (Cartaxo Capital do Vinho/CC JM Nicolau) e primeira prova da Taça de Portugal de cadetes, na qual Luís Sousa levou a melhor.

RANKING SUB-23 (após seis provas)

1º Marco Coelho (SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados), 67 pontos
2º Fábio Coelho (Capital do Vinho José M. Nicolau), 63
3º Domingos Gonçalves (SM Feira E.Leclerc Moreira Congelados), 58
4º Vasco Pereira (Mortágua/DR Seguros), 58
5º Carlos Baltazar (Aluvia/Valongo), 50
6º Ivo Fernandes (Bretescar/Sporting Clube de Portugal), 49
7º Bruno Sancho (Mortágua/DR Seguros), 47
8º Amaro Antunes (Credito Agricola), 40
9º João M.Pereira (Tavira-Palmeiras Resort), 39
10º Marco Cunha (Aluvia-Valongo), 34

Equipas
1ª Mortágua DR Seguros, 11 pontos
2ª SM Feira-E.Leclerc-Moreira Congelados, 10 pontos
3ª Bretescar-Sporting Clube de Portugal, 7 pontos
4ª Artesania de Galicia-CC Lugo, 6 pontos
5ª Cartaxo Capital do Vinho-CC José Maria Nicolau, 5 pontos

RANKING JÚNIOR (após duas provas)
1º Daniel Freitas (Silva e Vinha/Adrap), 40 pontos
2º Rafael Reis (Credito Agricola/Alcobaça), 25
3º Renato Avelar (ACD Milharado/Intermarché/ Mafra), 24
4º Helder Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomesticos), 24
5º Fabio Oliveira (Neves/Vauner Ramalde), 21
6º Fabio Costa (Credito Agricola/Alcobaça), 20
7º Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus/CC do Centro), 16
8º Sandro Barros (Silva e Vinha/Adrap), 15
9º Leonel Coutinho (ASC/Vila do Conde), 13
10º Alexandre Cruz (Credito Agricola/Alcobaça), 12

Equipas
1ª Crédito Agrícola/Alcobaça, 6 pontos
2ª ACD Milharado/Intermarché/Mafra, 3 pontos
3ª Neves/Vauner/Ramalde, 2 pontos
4º Vulcal/Inplenitus/CC Centro, 1 pontos

RANKING CADETES (Após duas provas)
1º João Pinto (Silva e Vinha/Adrap), 30 pontos
2º Tiago Ferreira (Silva e Vinha/Adrap), 30
3º Luis Sousa (Pato Cycles/Jaba/Arca de Noé), 30
4º José Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), 28
5º Luis Gomes (Silva e Vinha/Adrap), 23
6º João Leal (Clube Ciclismo José Maria Nicolau), 21
7º Claudio Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), 11
8º Bruno Nogueira (LA Sistemas/Trevomar), 11
9º André Barbosa (SM Feira/E.Leclerc/Moreira Congelados), 9
10º Fabio Lopes (Silva e Vinha/Adrap), 9

Equipas
1ª Silva e Vinha/Adrap, 6 pontos
2ª ACD Milharado/Intermarché/Mafra, 4 pontos
3ª Pato Cycles/Jaba/Arca de Noé, 1 ponto
4ª CC Barcelos/AFF Electrodomésticos, 1 ponto

5 comentários a “Ranking Nacional: Marco Coelho, Daniel Freitas e João Pinto são os primeiros líderes”

  1. amigo vais ao site da fpc-uvp e la vais aos regulamentos do ranking uvp-fpc sub 23 e la podes ler e ver e epois faz comentarios ta nao custa mesmo nada falar, mas 1º tem que se estudar para depois poder falar deliberadamente e para o ar como tui o estas a fazer neste momento

  2. Carlos Nogueira tens acertaça k é só sub-23?????????????? Entao o que esta a fazer Bruno Sacho na lista tambem, é elite sem falar em outros ciclistas k tb estam na lista k sao elites,,,,mais, nós outros anos os elites tb entram nas contas deste ranking

  3. Ricardo Pinto o ranking é de ciclistas sub 23…o Hugo Sancho é Elite por isso não conta. Acho que o ranking deve priveligiar os corredores jovens, não os ciclistas elites que correm em equipas de clube, por isso se chama ranking sub23.

  4. este ranking nao deve estar bem???? como é possivel o Hugo Sacho k ganhou volta as terras de sante maria da feira nem apareçer nos dez primeiros???? sem falar em outros atletas k andaram bem na volta a feira k nem pontos tenhem??????

  5. Bem nos juniores…duvido que o daniel freitas se aguente por muito tempo!

    Ainda tem muito que aprender, e tem que perder a mania que é campeão………

    Penso que ainda vai haver supresas nos juniores.

    Nos sub-23 esta mais ranhido…….Vamos lá ver quem ganha???

Os comentários estão fechados.