Mundiais muito caros afastam seleções completas e Velon/ASO a luta continua

Os Mundiais de Richmond poderão ter um elevado abstencionismo, devido aos elevados custos de participação da diversas seleções, em viagens e estadias, para além do transporte do material nacessário à sua participação. Algumas seleções estão a reduzir os custos ao máximo, quer em atletas, quer no número de técnicos e dirigentes, de forma a minorar as despesas, o que poderá não ser o caso de algumas seleções que apresentarão mais técnicos e dirigentes que ciclistas.

Portugal, que terá apenas três representantes no escalão máximo, compartirá esses mesmos três com as provas de estrada e C/R, o que se pode aplaudir, em termos de diminuição de custos, que não em rendimento desportivo, conhecidas as exigências físicas exigidas a uma boa prestação na prova individual.

Mas se os Mundiais começam a estar na ordem do dia, não é menos verdade que a luta que envolve as equipas  do World Tour que fazem parte do Velon, uma estrutura que procura uma nova via para o desenvolvimento do ciclismo e as organizações de provas, em espcial da ASO, proprietária das principaid provas do mundo, está ao rubro. De um lado, as equipas que pretendem uma distribuição dos direitos de imagem da televisão, que vão interrinhos para os bolsos da ASO, por outro lado o organizador francês que se mostra intransigente em abrir mão desta pregorrativa . A ASO melhorou já as ajudas de custo e condições de participação das equipas para 2016, mas isso não é suficiente, na opinião das equipas.

Qual marionete no meio das duas partes, surge um antigo  comissário que, até ao momento apenas tem desbaratado ( mal) os dinheiros da UCI ( Brian Cookson) e mal preparado presidente da UCI, que não sabe o que fazer, ou melhor o que vier a fazer pode ser um perigo para a modalidade, isto depois de ter afastado os melhores técnicos que a UCI tinha entre portas, pela porta fora.

Quem parece não estar pelos ajustes é a ASO que já ameaçou retirar do calendário World Tour todas as suas provas, passando-as para o calendário Europe Tour.