José Silva (Goldnutrition) e Magdalena Balana vencem em Santarém

A IV Maratona Órbita/Festival Bike, que hoje se correu em redor de Santarém, foi ganha por José Silva (Goldnutrition), em masculinos, e por Magdalena Balana, no sector feminino. Os dois betetistas foram os mais fortes na maratona de 80 quilómetros. Em metade da distância, mandaram Pedro Lopes (Imocom/Cartaxo/CC José Nicolau) e Ângela Fernandes (Benebike).
Respondendo aos apelos dos participantes das edições anteriores que consideravam esta maratona demasiado rolante, a organização, a cargo da Fullsport, introduziu mais alguma dureza na prova de 2008. Foi esse acrescento de selectividade que permitiu a José Silva deixar o estradista Sérgio Ribeiro (Edatech/Meadelapeças/Petropneus) para trás. Só ao fim de vários esticões e numa rampa a cerca de dez quilómetros da meta é que Ribeiro cedeu, acabando depois por cometer um erro no percurso, o que o fez perder ainda mais tempo, embora não desperdiçasse a segunda posição, a 3m06s do primeiro. José Silva (Team Bike Zone/Scott/ADA) confirmou a boa forma que lhe valeu o triunfo na última maratona da Taça de Portugal, há uma semana, finalizando no último lugar do pódio, com mais 6m19s do que o seu homónimo.
A luta no escalão feminino também foi apertada. A polaca Magdalena Balana (Ciclovias.com/Somafre) levou a melhor, mas apenas por uma diferença de 5 segundos face a Sandra Araújo (BTTrilhos). Na terceira posição, mas longe da discussão do primeiro lugar entrou Marju Kivi (Ciclovias.com/Somafre), a 6m55s da compatriota e vencedora.
A prova de 40 quilómetros assistiu a um excelente desempenho de Pedro Lopes, que cortou o risco isolado. Na segunda posição colocou-se Davide Inácio (BTT Sor), a 9 segundos. A seguir classificou-se Ismael Graça (Imocom/Cartaxo/CC JM Nicolau), com mais três segundos do que Inácio.
A corrida feminina de 40 quilómetros foi vencida por Ângela Fernandes, cuja máscara de esforço ao passar o risco demonstrava à saciedade as dificuldades colocadas pelo percurso e pelas adversárias. O segundo posto foi ocupado por Carla Ribeiro (Ginásio de Sines), a 11 segundos, e o terceiro por Ana Martins (BTT Sor), que gastou mais 22 segundos do que a vencedora.

Números

1321 participantes

7m24s desde que partiu o primeiro betetista até que arrancou o último

300 metros, sensivelmente, era a extensão do pelotão à partida para a prova

Classificações


Masculinos 80 km
1º José Silva (Goldnutrition), 2h54m01s
2º Sérgio Ribeiro (Edatech/Meadelapeças/Petropneus), a 3m06s
3º José Silva (Team Bike Zone/Scott/ADA), a 6m19s
4º Francisco Simões (Individual), a 8m22s
5º Tiago Silva (Individual), a 9m39s

Femininos 80 km
1ª Magdalena Balana (Ciclovias.com/Somafre), 3h28m48s
2ª Sandra Araújo (BTTrilhos), a 5s
3ª Marju Kivi (Ciclovias.com/Somafre), a 6m55s
4ª Mónica Costa (Marques & Pereira), a 1h05m02s
5ª Elisabete Rouxinol (Ciclovias.com/Somafre), a 1h18m02s

Masculinos 40 km
1º Pedro Lopes (Imocom/Cartaxo/CC JM Nicolau), 1h37m31s
2º Davide Inácio (BTT Sor), a 11s
3º Ismael Graça (Imocom/Cartaxo/CC JM Nicolau), a 14s
4º Rodolfo Dias (Tigres do Pedal), a 4m46s
5º Ivo Pais (Colanense), a 7m24s

Femininos 40 km
1ª Ângela Fernandes (Benebike), 2h05m13s
2ª Carla Ribeiro (Ginásio de Sines), a 11s
3ª Ana Martins (BTT Sor), a 1m33s
4ª Joana Patrício (Individual), a 2m01s
5ª Rita Esteves (Ciclovias.com/Somafre), a 3m23s

Fotos: Jose Carlos Gomes