Calendário para 2015 está no bom caminho

As perspetivas para 2015, em termos de competições e de um maior preenchimento do calendário nacional, parecem ser bem melhores que no presente ano, onde a carência de competições prejudicou seriamente a imagem da modalidade.

A FPC aposta nos meses de fevereiro e março, na perspetiva de aliciar as equipas estrangeiras a sediarem os seus training camps no nosso país, onde beneficiam de um clima ameno, e que poderá proporcionar contrapartidas para a modalidade, a nível das diversas regiões de turismo nacionais .

Assim, em fevereiro, as equipa estrangeiras são aliciadas a participarem numa prova de um dia em Lisboa, para volvidos tr~esdias participarem na Volta ao Algarve. Será, pois, mais um incentivo à sua radicação sazonal no nosso país.

A 16 de fevereiro está previsto o Grande Prémio de Portugal, com data marcada para 16 de fevereiro, seguindo-se a Volta ao Algarve de 18 a 22 do mesmo mês. A organização, por enquanto, destas provas, foi assumida pela FPC, face à inconsistência dos antigos organizadores da prova algarvia, que deixaram um buraco financeiro avultado.

Em março, será a outra grande aposta da FPC. Se em fevereiro , a medida foi a pensar nas equipas World Tour poderem estagiar no nosso país, em março as intenções estão direcionadas para as equipas continentais UCI, tendo como pano de fundo a Volta ao Alentejo ( 25 a 29 de março). Assim, para proporcionat a sua estadia no nosso país estão previstas várias prova de caráter internacional, e com duração de dois dias : a primeira com a categoria internacional 1.2 corre-se no dia 1, seguem-se mais duas nos fins de semana de 7 e 8 e de 21 e 22, ambas da categoria 2.2.

A Volta a Portugal, e sem que se tenha dado por isso, tem vindo a perder o caráter festivo do mês de agosto. A Volta ao iniciar-se em 29 de julho perde protagonismo, e vai perdendo publico. As datas são as mesmas deste ano ( 29 de julho a 9 de agosto ), com toos os inconvenientes daí resultantes.

O restante calendário internacional é complementarizado com o Prémio Joaquim Agostinho, ultima prova antes da Volta a Portugal.
Vejamos o calendário previsto para 2015, no que diz respeito a provas nacionais inscritas na UCI:

PROVAS INTERNACIONAIS EM 2015
Grande Prémio Portugal 2.1 14 a 15 de fevereiro
Volta ao Algarve 2.1 18 a 22 de fevereiro
Spring Cup 1 1.2 01 março
Spring Cup 2 2.2 07 e 08 março
Spring Cup 3 2.2 21 e 22 março
Volta ao Alentejo 2.2 25 a 29 de março
Trofeu Joaquim Agostinho 2.2 09 a 12/07
Volta do Futuro U23 16 a 19 de julho
Volta a Portugal 2.1 29/07 a 09/08

4 comentários a “Calendário para 2015 está no bom caminho”

  1. A intenção da FPC na organização de provas internacionais em fevereiro e março, é proporcionar a vinda de equipas estrangeiras para aproveitarem as provas e estagiarem no nosso país, atendendo às excelentes condições que o Algarve e Alentejo desfrutam neste período.

  2. Concordo plenamente que a federaçao procure aumentar o numero de provas em Portugal e mais que façam parte do calendario da UCI, o que fara com que algumas equipas estrangeiras venham correr ca o que sera sempre benefico para o nosso pelotao.
    O que me deixa alguma apreençao é que essas provas sao todas em Fevereiro/Março ficando depois algum vazio no calendario ate Julho/Agosto.
    Nao seria mais logico espalha-las ao longo da epoca?

  3. Esquecem-se que a Volta a Portugal nesta data torna mais fácil a qualificação de mais corredores nacionais para os mundiais.

Os comentários estão fechados.