ASO anuncia equipas para o Tour

A ASO anunciou hoje o rol de 20 equipas com participação na próxima edição da Volta a França, com partida a 4 de Julho do Mónaco. A selecção dos conjuntos participantes contempla algumas surpresas mas manteve, em grande parte, o mesmo critério: equipas que participam no Paris-Nice estão com meio pé no Tour e a questão ética voltou a pesar na decisão de excluir a formação Fuji (ex-Saunier Duval), a única do escalão ProTour sem lugar na Volta a França.
Nas novidades, quatro novas equipas marcam presença na prova: a Cervélo (Carlos Sastre, vencedor em 2008, Thor Husvod), a Skil-Shimano, a Katusha e a Astana, que regressa após um ano de ausência.

“Nós não queremos a presença da ex-Saunier Duval na prova. O nosso discurso não mudou e não mudará”, avaliou Christian Prudhomme, director do Tour, citado pela AFP. Na mira da ASO está Mauro Gianetti, responsável da equipa que acumulou três “positivos” em dois anos: Iban Mayo (2007) e Ricardo Ricco e Leonardo Piepoli (2008).

UCI PRO Tour
Milram, Quick Step, Silence-Lotto, Saxo Bank, Caisse d’Epargne, Euskaltel-Euskadi, Garmin-Slipstream, Columbia-Highroad, AG2R La Mondiale, Bbox Bouygues Telecom, Cofidis, Française des Jeux, Lampre-NGC, Liquigas, Astana, Rabobank, Katusha.

Continental profissional
Cervélo, Skil-Shimano, Agritubel