Volta às Terras de Santa Maria disputa-se no próximo fim-de-semana

Jorge Teixeira venceu em 2008
Jorge Teixeira venceu em 2008

A 18ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes corre-se no próximo fim-de-semana, prometendo dois dias de emoção, numa região amante da modalidade. A prova é composta por três etapas, começando com uma tirada em linha, seguindo-se com um contra-relógio colectivo e terminando com um selectivo circuito urbano. Vão participar oito equipas de clube portuguesas e duas formações galegas. A uma semana do GP de Portugal, a corrida feirense é um ensaio importante para que os ciclistas lusos afinem a forma.

As hostilidades serão abertas na tarde de sábado, com uma etapa de 131 quilómetros, entre São João de Ver – localidade de onde é originária a equipa organizadora, SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados – e Santa maria da Feira (junto ao hipermercado E. Leclerc). Num traçado que contempla quatro prémios de montanha, é de esperar ataques e movimentações que produzirão espectáculo.

No domingo há jornada dupla. O contra-relógio colectivo inicia-se às 10h30, levando cada equipa a percorrer 16,8 quilómetros, com partida e chegada ao Europarque. Pela tarde, a partir das 15h00, disputa-se o tradicional Circuito do Castelo, no qual os curtos 65 quilómetros são enganosos, pois não se trata de uma etapa fácil, já que a rampa do Castelo da Feira, que será escalada dez vezes, irá certamente fazer mossa.

Esta será a primeira corrida por etapas do ano para as equipas de clube, tendo o aliciante de permitir a participação dos ciclistas de elite inscritos nesses colectivos. Até ao momento, a formação Mortágua/DR Seguros tem dominado a época, pois conquistou três da quatro competições já disputadas. O SM Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados ganhou a outra prova e lidera a Taça de Portugal, através de Marco Coelho. A estas equipas, juntam-se na corrida feirense outros blocos interessados em saborear a primeira vitória de 2009, pelo que é de esperar competitividade oferecida pelas formações portuguesas Cartaxo-Capital do Vinho/CC JM Nicolau, Tavira/Palmeiras Resort, Crédito Agrícola, Gessical/Fonotel/Ventosa, Aluvia/Valongo, Bretescar/Sporting e pelas galegas Artesania de Galicia/CC Cidade de Lugo e CC Spol Caixanova.

3 comentários a “Volta às Terras de Santa Maria disputa-se no próximo fim-de-semana”

Os comentários estão fechados.