Mundiais de regresso a Mendrisio

A cidade suíça de Mendrisio, ladeada pelos Alpes e pelos grandes lagos, volta a acolher os Campeonatos do Mundo de Estrada em 2009. A localidade que viu Eddy Merckx vencer em 1971, terá a oportunidade de consagrar os grandes nomes do ciclismo da actualidade, nas provas de contra-relógio e de fundo, que se disputam entre 23 e 27 de Setembro do próximo ano.
A organização já revelou os percursos, cuja orografia se assemelha à dos Mundiais deste ano em Varese. O circuito da prova de fundo não é muito exigente, mas a extensão das corridas fará mossa, permitindo que os mais fortes naquela altura da temporada possam endurecer a prova com o seu desempenho.
A elite terá de cumprir 19 voltas a um circuito de 13,8 quilómetros, totalizando 262,2 quilómetros. O perímetro da competição fica marcado por duas subidas. A primeira levará o pelotão até Castel San Pietro, após quase dois quilómetros a trepar, com a segunda metade a conter rampas com inclinação superior a 10 por cento. A outra maior dificuldade está guardada para a parte final do circuito. Trata-se da ascenção a Torrazza de Novazzano, menos de dois quilómetros, mas com troços de alguma dureza, também com pendentes acima dos dez por cento. Vencido este obstáculo, a meta estará a menos de três quilómetros de distância. O desnível acumulado cifra-se em 4655 metros.
O circuito é comum a todas as categorias em competição, elite masculina e feminina e sub-23 masculinos.
O circuito do contra-relógio é o mesmo para os dois escalões masculinos, apresentando-se um percurso com alguns topos, estando, no entanto, destinado aos grandes especialistas na matéria. A prova das senhoras desenrola-se num perímetro diferente, embora com características semelhantes em termos de ondulção da estrada.

Programa dos Mundias de Mendrisio
23 de Setembro
Contra-relógio Feminino, 26,8 km
Contra-relógio Sub-23, 33,2 km

24 de Setembro
Contra-relógio Elite, 49,8 km

26 de Setembro
Prova de Fundo Feminina, 124,2 km
Prova de Fundo Sub-23, 179,4 km

27 de Setembro
Prova de Fundo Elite, 262,2 km


[flashvideo filename=videos/mendrisio09.flv /]