Ciclocrosse chegou oficialmente ao fim com Niels Albert a ganhar

A época de ciclocrosse chegou ao final, com a realização da prova de encerramento, disputada na Bélgica em Oostmalle, tendo como vencedor Niels Albert, à frente de Vantornout.

Com muita neve e frio a temporada chegou ao final, claramente dominada pelos ciclistas belgas, isto no escalão mais elevado, antevendo-se a médio prazo uma grande dificuldade de ciclistas deste país para continuarem a manter a sua supremacia, dado o surgimento de novos valores e nacionalidades. Mas, para já mandam os belgas e, ainda bem, pois de alguma forma corresponde ao interesse que o publico deste país dedica a esta variante do ciclismo.

Resumidamente vejamos quem foram os melhores em 2012/13.

nys

Dominante, Sven Nys parecia imbatível em novembro, para claudicar em janeiro por problemas de saúde. Recuperou a tempo de ser Campeão do Mundo, aos 36 anos, facto que o obrigou a continuar por mais um ano, principais vitórias para além do Mundial , Koppenberg, Zonhoven, Hamme-Zogge, Hasselt, Asper-Gavere e Koksijde.

albert

Niels Albert (BKCP-Powerplus) foi o vencedor da Taça do Mundo e do bpost Banco Trophy, a maior prova de regularidade da Bélgica. Começando a época a ganhar, Albert acabou da mesma forma, mas desta feita no final da temporada ficou sem a camisola arco íris .
Albert foi o mais regular ganhando em Laarne, Ronse, Plzen, Niel, Leuven, Loenhout, Diegem, Lille e Oostmalle.

vantiurnot

Klaas Vantornout foi a surpresa do ano. Forte, apareceu em força no campeonato nacional belga, onde foi campeão num percurso duro, com muita areia. Aguentou-se bem e, só um azar o impediu de ser campeão do Mundo nos Estados Unidos.

kevin

Finalmente uma palavra para Kevin Pauwels, muito justamente considerado o azarento do ano, foi no Campeonato do Mundo e em Hoogerheide, para terminar hoje em Oostmalle. Quedas e avarias retiraram-lhe possibilidades grandes de poder discutir provas importantes.

Fecho da temporada Oostmalle – Classificação:
1. Niels Albert
2. Klaas Vantornout: 16 ”
3. Jim Aernouts: 23 ”
4. Radomir Simunek: 31 ”
5. Dieter Vanthourenhout: + 31 ”
6. Philipp Walsleben: + 34
7. Bart Wellens: 39 ”
8. Thijs Al + 46 ”
9. Sven: + 1’10 ”
10. Rob Peeters: +1’15 ”

Final bpost Banco Trophy

1. Niels Albert: 7u49’53 ”
2. Klaas Vantornout: +7’53 ”
3. Kevin Pauwels: +10’54 ”
4. Rob Peeters: 10’54 ”
5. Bart Wellens: +12’48 ”
6. Sven: +12’56 ”
7. Thijs van Amerongen: 14’37 ”
8. Arnouts Bart: 16’43 ”
9. Jan Denuwelaere: 20’42 ”
10. Philipp Walsleben: 20’50 ”