Amaro Antunes dominador

A época de juniores de 2008 ficou assinalada pelo domínio avassalador de Amaro Antunes (Crédito Agrícola/Alcobaça). O jovem algarvio ganhou todas as principais competições – Campeonatos Nacionais de Fundo e de Contra-relógio, Taça de Portugal, Volta a Portugal de Juniores – e essa hegemonia está plasmada na no Ranking Nacional: Amaro Antunes conquistou esta classificação com 305 pontos, mais 84 do que os alcançados pelo seu companheiro de equipa, Fábio Silvestre.

A terceira posição do Ranking foi conseguida por Daniel Freitas (Silva & Vinha/ADRAP), que juntou 170 pontos, tantos quantos o seu colega na equipa penafidelense Luís Afonso. A quinta posição foi ocupada por André Mourato (Manuquímica/Ferrindal/Lousa), ciclista que concluiu a temporada com 166 pontos.

O Crédito Agrícola/Alcobaça foi o bloco com mais vitórias em 2008, pelo que é natural o seu triunfo no Ranking colectivo. A equipa comandada por Carlos Reis superiorizou-se ao CC Barcelos/AFF Electrodomésticos e ao Manuquímica/Ferrindal/Lousa, segundo e terceiro, respectivamente.