Ponto a ponto Portugal pedala a caminho de Londres

XCO – Portugal conquista 70 pontos na Turquia

Ponto a ponto Portugal pedala a caminho de Londres

A Selecção Nacional/Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO) somou hoje 70 pontos para o ranking de apuramento olímpico, graças ao bom desempenho de David Rosa, segundo classificado, e de Tiago Ferreira, terceiro, na corrida pontuável para a Taça Salcano, disputada nos arredores de Istambul, Turquia.

Portugal alinhou apenas com Rosa e com Ferreira, que cumpriram os objectivos propostos, só sendo batidos pelo polaco Marek Kowna (Milka). “Apesar de o percurso não ser ao nosso jeito, dado não ter subidas duras e longas, o David e o Tiago estiveram muito bem, demonstrando qualidade e espírito de sacrifício. Conseguiram acompanhar o polaco durante grande parte da corrida e depois controlaram o esforço, de modo a manterem a segunda e a terceira posições, cuja pontuação era do nosso interesse”, explica o seleccionador nacional, Pedro Vigário.

O resultado de hoje consolida a candidatura portuguesa a uma vaga na prova de XCO dos Jogos Olímpicos de Londres. Na última actualização do ranking, Portugal ocupava o 25.º lugar. Qualificam-se as 24 nações mais pontuadas. No entanto, também garantem lugar em Londres os dois melhores países em cada um dos campeonatos continentais de fora da Europa. Por este critério já carimbaram passaporte para os Jogos Olímpicos quatro selecções que estão no top 24 – África do Sul, Austrália, Estados Unidos da América e Japão -, o que significa que conseguirão vaga os quatro melhores classificados após o 24.º.

2 comentários a “XCO – Portugal conquista 70 pontos na Turquia”

  1. Parabéns aos dois grandes campeões! Parabéns também à Federação e também ao Sr. Pedro Vigário.

  2. É pena só ir um, pois tanto o Tiago Ferreira como o David Rosa têm dado tudo para conseguir a qualificação e no final um vai ter de desejar boa sorte ao outro e assistir pela televisão.

Os comentários estão fechados.