Etapa para Ciolek e Challenge para Antonio Colom

O maiorquino Antonio Colom (Katusha) conquistou a corrida da sua região, o Challenge de Maiorca, que hoje terminou com o triunfo de Gerald Ciolek (Team Milram) na derradeira etapa. O último dia reservava uma ligação cheia de altos e baixos, ao longo de 147,6 quilómetros com partida de Magaluf e chegada a Palmanova. Com um percurso que desencorajava a maioria dos velocistas, acabou por ser um finalizador que ainda não se tinha mostrado, Gerald Ciolek, a ter a sua oportunidade de glória. O ciclista da Milram cumpriu a etapa em 4h03m32s, à média de 36,360 km/h. Sem ser acossado pela concorrência, Colom passeou a camisola amarela conquistada ontem e ganhou o Challenge.

A fuga do dia constituiu-se ao quilómetro 18, sendo integrada por cinco ciclistas: Juan José Oroz (Euskaltel-Euskadi), Matheu Hayman (Rabobank), Konstantsin Sivtsov (Team Columbia-High Road), Jesus Rosendo (Andalucis-CajaSur) e Bram Schmitz (Van Vilet-EBH Elshof). A pouco mais de 40 quilómetros da meta desfez-se o entendimento, com Oroz e Svitsov a escaparem aos companheiros de aventura. Hayman e Rosendo ainda recolaram, o mesmo não sucedendo com Schmitz. O pelotão estava a mais de 4 minutos da frente de corrida, mas a Contentpolis-Ampo acelerou e foi reduzindo a margem. Quando a Katusha pegou na corrida, a fuga estava praticamente moribunda, vindo a sucumbir a 5 quilómetros do final. Foi então altura de os sprinters entrarem em campo e fazerem valer os seus dotes, com Gerald Ciolek a ser o mais forte.

O português Rui Costa (Caisse D’Epargne) tinha prevista a participação na etapa de hoje. No entanto, uma queda no treino de ontem fez com que, preventivamente, o ciclista luso não alinhasse hoje à partida.

Classificação 5ª Etapa

1º Gerald Ciolek (Team Milram), 4h03m32s

2º Edvald Boasson Hagen (Team Columbia-High Road), mt

3º Marcel Sieberg (Team Columbia-High Road), mt

4º Loenardo Duque (Cofidis), mt

5º Pablo Lastras (Caisse D’Epargne), mt

Classificação Geral Individual

1º Antonio Colom (Katusha), 19h11m14s

2º Jerôme Pineau (Quick Step), a 35s

3º Edvald Boasson Hagen (Team Columbia-High Road), mt

4º Sylvain Chavanel (Quick Step), mt

5º Markus Fothen (Team Milram), a 44s