Morreu Júlio Guerreiro, um amigo do ciclismo

As notícias surgem imprevistas, pelo menos aquelas com que menos contamos.

Júlio Guerreiro , um amigo de longa data, faleceu hoje, vitima de uma embolia pulmonar, ele que com o seu aspecto franzino, vivia “ a vida “ com uma intensidade desmesurada, sempre com ideias e projectos na mente.

Dirigente do Louletano durante muitos anos, impulsionador do ciclismo na região do Algarve, “bon vivant” como poucos, era um dos amigos frequentes nas provas de ciclismo, de há mais de quarenta anos, tantos quantos, pelo menos o conheci, e tive o privilégio de conviver.

Sinto saudades da tertulia no restaurante do Fernando, com o Julio Guerreiro, o Engº Luis de Matos, o Manuel Maduro , o amigo Fernando, o Zeca Teixeira, o Zequinha ( Viegas Ramos ) e de muitos outros, amigos verdadeiros de uma modalidade que, naquele restaurante se discutia, ano após ano, e apostava, quem iria vencer a Volta , na altura em que a Volta era mesmo uma Volta a sério.

O Júlio era um polivalente, tanto era o homem do ciclismo, como o homem do carnaval de Loulé, era um homem dos sete ofícios, que o levou durante alguns anos a colaborar com o Serafim Ferreira, em qualquer função na Volta a Portugal.

Crítico acérrimo, dos caminhos tortuosos da gestão do ciclismo, aparecia na Volta sempre com a sua boa disposição, defendendo Loulé e o ciclismo na sua região.

Vai deixar saudades, tantas quantas as de muitos outros que já desapareceram do nosso mundo e, outros pura e simplesmente da modalidade.

Não, por mim o Júlio será sempre recordado, pela sua alegria, pelo seu dinamismo, pela sua maneira de encarar a vida, sempre em grande velocidade. Descansa em paz amigo.

José Santos

4 comentários a “Morreu Júlio Guerreiro, um amigo do ciclismo”

  1. Recordo os elogios e incentivos q me fazia nos meus tempos de corredor. Saudades, que descanse em paz.

  2. descansa em paz filho da terra . pois que todos não se esqueçam de ti ,por tudo o que fizeste em prol de Loulé e Algarve ……………………

Os comentários estão fechados.