Novas datas e provas no calendário BTT da UVP-FPC

A última actualização do calendário global de BTT da Federação Portuguesa de Ciclismo alterou datas e locais de realização tendo por pressuposto a “adaptação do calendário às necessidades dos atletas e da modalidade”, pode ler-se no site daquela instituição. As alterações permitiram ainda a inclusão de uma nova competição por etapas, a Via Nova Race, que decorrerá de 15 a 18 de Outubro.

Campeonatos Nacionais
Entre as mais importantes alterações verificadas nota-se a mudança de datas do Campeonato Nacional Master de Maratonas para o dia 2 de Agosto, de modo a não coincidir com a Volta a Portugal Master, competição de estrada, na qual participam ciclistas que também são presença assídua nas maratonas BTT. Por sua vez, mantêm-se as restantes datas de campeonatos nacionais:  12 de Julho (Downhill), 18 de Julho (Cross Country), 19 de Julho (Downhill Urbano) e 4 de Outubro (Maratonas).

T
aças de Portugal DHI e DHU
A primeira Taça a arrancar é a de Downhill (DHI), estando os pilotos já em contagem decrescente para a prova que vai realizar-se no próximo domingo, em São Brás de Alportel. A Taça de DHI terá um total de oito descidas, estando a última programada para dia 27 de Setembro, em Porto de Mós. A classe “irmã”, o Downhill Urbano (DHU), também terá a sua Taça de Portugal, começando no dia 31 de Maio, em Portalegre, e terminando, seis corridas depois, no dia 11 de Outubro, em Porto de Mós.

Taças de Portugal XCO e XCM

No Cross Country (XCO),  as corridas pontuáveis serão seis, com a primeira inscrita para o dia 1 de Março, em Castro Marim, e a última agendada para 20 de Setembro, nas Caldas da Rainha. Na classe de Maratonas (XCM), a Taça terá sete corridas. O começo vai dar-se no dia 5 de Abril, em Estremoz, cabendo a Mafra a final da Taça, no dia 27 de Setembro.

Alterações calendário BTT UVP-FPC
Data    Prova    Local
8/3    Taça de Portugal DHI #2    Trofa*
15/3     Maxxis Cup Internacional     Gouveia
5/4    Taça de Portugal Maratonas XCM #1      Estremoz
3/5      Maxxis Cup Internacional      Guimarães      DHI/C1
7/6      Taça de Portugal Maratonas XCM#4      Manteigas
7/6     Taça de Portugal DHU #2     Sesimbra     DHU
28/6      Taça de Portugal DHU #3 – (DHX Vodafone)      Guarda
26/7      Troféu DHX Vodafone             DHU
26/7     Taça de Portugal Maratonas XCM#5     Sertã
2/8      Campeonato Nacional Master XCM      Cortes do Meio / Covilhã
30/8      Taça de Portugal DHU#5 – (DHX Vodafone)      Viseu      DHU
13/9      Taça de Portugal Maratonas XCM#6      Cantanhede*
13/9      Taça de Portugal DHI #7      Oleiros      DHI/C2
27/9      Taça de Portugal Maratonas XCM#7 (Final)      Mafra      XCM
15/10      Via Nova Race      Manzaneda/ POR – ESP      XCS/C2**

Nota: as provas acima listadas sofreram alterações de data ou de local de realização, estando as mesmas actualizadas segundo última informação

* Desce de categoria
** Novo evento