Manuel Cardoso e José Mendes na Volta à Catalunha

Os portugueses Manuel Cardoso (RadioShack) e José Mendes (CCC Polsat) integram o pelotão da Volta à Catalunha, corrida que se disputa desde hoje, 21 de Março, até domingo, 27.

A média montanha marca a edição do centenário da prova, que tem como etapa-rainha a terceira,189,4 quilómetros que vão ligar La Vall d’en Bas a Vallnord, em Andorra. A meta coincide com uma contagem de montanha de categoria especial, que sucede a três subidas de primeira e a uma de segunda, numa viagem duríssima. A tirada final, com circuito em Montjuic, Barcelona, também poderá ser de molde a estabelecer diferenças.

Todas as restantes ligações contam com subidas pontuáveis, embora seja de esperar que os sprinters tenham oportunidades para discutir triunfos parciais, começando já na etapa inaugural, 166,9 quilómetros com partida e chegada na estância de férias de Lloret del Mar.

Entre os corredores inscritos destacam-se homens como Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard), Xavier Tondo (Movistar), Ivan Basso (Liquigas-Cannondale), Cadel Evans (BMC), Igor Antón (Euskaltel-Euskadi), Denis Menchov (Geox-TMC), MIchele Scarponi (Lampre-ISD) e Levi Leipheimer (RadioShack).