FPCUB reúne-se em Assembleia Geral e entrega Audace 2010

Texto e fotos: José Morais

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) realizou este sábado dia 29 de Janeiro, a sua Assembleia Geral, juntamente fez a entrega dos prémios “Audace”, aos mais audaciosos de 2010.

Os trabalhos tiveram inicio pelas 15 horas no Hotel Suites do Marquês em Lisboa, foi presidida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Joaquim Saraiva do Amaral, da convocatória faziam parte quatro pontos, antes da entrada da discussão da ordem de trabalhos, a assembleia prescindiu a leitura da acta da assembleia de 2009, e aprovou por unanimidade a mesma, iniciando assim, pelo primeiro ponto da ordem de trabalhos, a aprovação do “Relatório de Actividades e contas de 2010”. O Presidente do Concelho Fiscal foi o primeiro a falar, dando assim o seu parecer, como reconhecendo que nada havia a questionar, já que o acompanhamento ao longo do ano, e a análise final, provam que o mesmo nada tinha de negativo, sendo de confiança. O Presidente da FPCUB falava a seguir, justificando o mesmo relatório, o qual dizia que foi a melhor gestão possível, e ter ficado satisfeito pela mesma, já que mais um ano os resultados foram positivos. Foi colocada de seguida pelo Presidente Mesa da Assembleia Geral a discussão e a aprovação, o qual foi aprovado por unanimidade.

O segundo ponto de trabalho era “informações”, o Presidente da FPCUB iniciou por falar na sinistralidade com acidentes de bicicletas, e algumas dificuldade que os mesmos podem vir a causar no futuro. Falou também nas possíveis dificuldades para 2011, com as diversas vertentes que a Federação possui, entre o ambiente, e as actividades ciclisticas, Cicloturismo, Btt, Audace entre outras. Manter os eventos é essencial, o apoio vai em especial para os abastecimentos, e a segurança na estrada dos participantes, sobre as lembranças nos eventos podem vir a ser reduzidas, e atribuídas consoante os apoios, já que a preocupação será a qualidade. Com o apoio e a concordância da Assembleia Geral, a mesma aprovou por unanimidade.

Passando ao terceiro ponto, a aprovação do plano de actividade e orçamento para 2011, Presidente da mesa colocou à discussão, o Presidente da FPCUB falou dos objectivos, falou dos eventos que iriam marcar mais o ano, alguns projectos de ambiente que estão a ser preparados, os quais darão sem dúvida bons proveitos para a Federação. Mais uma vez a Assembleia esteve de pleno acordo, aprovando por unanimidade.

O quarto e último ponto, tinha a ver com” Sócios de Mérito”, a menção foi para os Bombeiros voluntários da Maceira pelo empenho e apoio que tem dado aos eventos de cicloturismo. A segunda menção foi para José Jacinto Gabriel, do Grupo de Beringel, pelo seu apoio ao cicloturismo nacional, pelo seu empenho na modalidade, pela sua disponibilidade que sempre dispõe para com a bicicleta, e da forma como divulga a mesma na sua terra. A última menção, esta a título postulo, foi para Manuel Raposo Patola, falecido recentemente enquanto pedalava na zona de Beja, também ele uma pessoa aberta e disponível sempre para a bicicleta e o cicloturismo nacional. Colocada à discussão e à votação, a mesma foi aprovada por unanimidade.

A entrega dos prémios “Audace” foi a última parte desta Assembleia Geral, Leonel Mendonça, responsável pelo projecto iniciado em 2010 a título experimental, fala à Assembleia falando dos evento realizados, explicou o projecto Audace, as experiencias positivas de 2010, a aceitação do mesmo pela parte dos participantes, e objectivo de em 2011 os “Audaces” serem ainda mais expressivos, mais participativos, e com grandes desafios, e um desses desafios já está a ser organizado, será inédito em Portugal, algo que marcará sem dúvida o cicloturismo nacional, será o Lisboa/Castelo Branco/ Covilhã/Torre.

De seguida foi feita a entrega das lembranças aos mais participativos, lembranças oferecida pela Junta de Freguesia da Idanha, iniciou-se pelos colectivos, com o Grupo de Cicloturismo da Carris a ser o 1º, em 2º ficaram os Duros do Pedal, em 3º O Clube PT, e por fim em 4º lugar o Grupo Moitense, estes os Grupos com participação mais regular.

De seguida foi a vez dos individuais, com o 3º lugar a ser entregue a João Teixeira Pedro, o 2º a dois participantes, Rui Frazão e António Vieira, por fim o primeiro lugar foi atribuído a Barnabé Pisco, o participantes mais regular, mais participativo, e que mais quilómetros percorreram em 2010 nos “Audaces” realizados.

Barnabé Pisco o 1º galardoado do “Audace” 2010 falava no final à nossa reportagem onde dizia; “Andava de bicicleta já há muito, com a criação do “Audace” levou-me a pensar em grandes distancias, neste momento estou interessado em saber até que ponto posso ir, fazer 300/400/500 ou mais quilómetros, porque o “Audace” é um pouco viciante à procura do limite, e penso que podemos ser mais audazes, não é muito importante por vezes a velocidade, é importante sabermos que se chegou ao fim.

Lembro-me do primeiro “Audace” que fiz foi o de Idanha, tinha um único objectivo que era chegar ao fim, consegui chegar com 11 horas, o segundo com 200 quilómetros já consegui em 8 horas, porque já tinha a certeza de chegar ao fim, já tinha a certeza de que consegui dosear. Penso que é uma área de incremento, à uma ideia fixa que tenho, que era fazer um Lisboa/Madrid, mas algumas dificuldades grandes de logística não dá para ser feito este ano, mas em 2012 a ideia irá para a frente, e vamos sem dúvida concretizar.

O “Audace” será sem dúvida importante porque podemos abrir horizontes diferentes, podemos ir muito longe de bicicleta, podemos fluir de bicicleta, e usufruir o máximo dela”.

A finalizar, fizemos uma pergunta desafiadora ao 1º classificado do “Audace” de 2010, e perguntamos a Barnabé Pisco, será o primeiro a dar a cara e a garantir a presença no “Lisboa/Castelo Branco/Covilhã/Torre”, ao qual dizia; “Lisboa/Torre, sim, certamente lá estarei na hora da partida, e espero estar na hora da chegada”.

No final da Assembleia Geral, ouvimos ainda algumas palavras de José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, que nos fazia um balanço, ao qual nos dizia; “Foi uma Assembleia que decorreu dentro da maior normalidade, da parte da direcção colocamos tudo na mesa, mostramos o nosso trabalho feito ao longo de mais um ano, mostramos mais uma vez a boa gestão que temos feito, não só neste ano, como ao longo dos outros, vamos continuar a trabalhar mais e melhor, temos grandes projectos para o futuro, hoje aqui com a entrega dos prémios “Audace” provou-se que é uma nova aposta, será um novo grande desafio, que pode vir a dar mais vida ao cicloturismo em Portugal, em especial à Bicicleta, vamos continuar a trabalhar, e não será a tal crise de que se fala, nos impedirá de continuar, porque crise e falta de apoios foi sempre o que temos tido, e no final de cada ano continuamos sempre por cima e muito positivos”.

O comentário Final:

Assistimos a uma Assembleia muito ordeira, com uma participação muito positiva, e uma unanimidade em todos os pontos apresentados, o que prova e demonstra, a confiança dos associados da FPCUB que possuem na actual direcção, que mais uma ano apresentou um resultado positivo.

A entrega dos prémios “Audace”, foi sem dúvida muito positivo, demonstrando a vontade de mudança, de novos eventos, de grandes desafios, e eles ai vão estar em 2011, e o maior será sem dúvida este ano a alteração da edição “Serra Acima” este ano que se vai realizar pela 18ª vez, e que será realizada em estilo “Audace”, será o maior desafio do ano, já que vai ligar Lisboa à Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal, a Torre, serão mais 320 quilómetros cheios de muita e grande adrenalina, realizados em dois dias, onde muitos vão estar a tentar desafiar os seus limites, onde da nossa parte está também já agenda a nossa presença, para relatar depois pedalada a pedalada, até lá, os votos de bons passeios, boas pedaladas.

10 comentários a “FPCUB reúne-se em Assembleia Geral e entrega Audace 2010”

  1. Estimado vitor ferreira,

    Já que tão bem defende a nossa lingua Portuguesa e a qualidade da mesma deveria ter algum cuidado, quere-me parecer que “construcção” não existe mas sim construção ou estou estarei enganado? Se tal for o caso apresento as minhas desculpas e aprendo…
    Não vou discutir a qualidade do texto apresentado porque cada um tem direito á sua opinião, mas acho que existe aí se calhar um bocadinho de “dor de cotovelo” quando não se tem nada a apontar ao trabalho dos outros inventa-se!

  2. Pingback: Italic Plaza Blog
  3. Boas tardes

    Parabens pelas iniciativas e pelos resultados obtidos.
    Um reparo apenas: a qualidade do Portugues utilizado nestes textos é baixinha, seja na construcçao, na sintaxe e tambem no vocabulario.Tera que haver um esforço para melhorar esta vertente.
    UM ABRAÇO AO SR J.M.CAETANO

  4. Eu como autor do artigo, e depois de verificar os apontamentos, peço desculpa também ao António Vieira pelo lapso, foi uma troca de nomes nos apontamentos, ao mesmo tempo agradeço também a correcção feita pelo Leonel Mendonça responsável do projecto “Audace” da FPCUB, já que a verdade e a justiça está acima de tudo.
    José Morais

  5. Nem uma menção ao Norte de Portugal. Será que ninguém anda de bicicleta por aqui perto?

  6. Correcção ao texto:
    o 2º lugar foi para Antonio Vieira e não Antonio Frazão.

    Pedimos desculpa ao Antonio Vieira pelo engano na publicação do texto.

  7. A FPCUB está sem duvida em força, os audaces estão a ser muito positivos, e ao calendário do amigo Figueiredo, falta o grande desafio de 2011, o “Grande Desafio” o “Grande Audace 2011” “Serra Acima”, a ligação entre Lisboa Castelo Branco Torre, será um dos maiores desafios, força, e vamos seguir exemplos.

  8. É ao lêr estas noticías que cada vez mais dou por bem empregue a quota anual de 28,5€ que pago á FPCUB, como frequentador dos Audaces sei que eventualmente ainda se pode melhorar muita coisa como por exemplo o sistema de controlo de tempos, mas estão sem duvida no bom caminho e a mostar trabalho, ás vezes sinto que a FPC deveria pôr os olhos no que se faz a nível amador e aprender, pois neste momento existe mais divulgação de eventos amadores que profissionais, para quem tenha interesse aqui fica o calendário (provisório) de Audaces para 2011:

    Janeiro
    9 – 6º Desafio Audace – 1º Desafio de 2011
    Março
    27 – Audace Olivais – Muje – Olivais 129 Kms (E.C.T. Câmara Lisboa Clube)
    Abril
    16, 17 – Audace – Tróia – Algarve
    Maio
    14-15 – Desafio Audace FPCUB “SFUP” – Pinheiro de Loures/Estremoz – Pinheiro de Loures 340 Km
    Junho
    10 e 11 – Audace Volta ao Algarve (Boliqueime – Vila R. Sto António – Boliqueime/Boliqueime – Sagres – Boliqueime)
    Julho
    3 – Audace Idanha-Belas
    Agosto
    Setembro
    18 – Audace Tavira x Tavira, Algarve
    Outubro
    2 – Audace Ericeira tem história, Ericeira
    Novembro
    Carris e Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa
    Dezembro
    4 – Audace – Portimão/ Portimão FPCUB, Algarve

  9. Em primeiro quero esclarecer o Pequena Duvida, do qual estou admirado pela sua pergunta. Existe uma Federação Portuguesa de Ciclismo, organismo que gere os ciclismo profissional e competição. Existe a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, organismo que organiza cicloturismo, btt, eventos ambientais onde a bicicleta está inserida, apenas na forma de lazer, sendo duas Federações distintas.
    Em segundo, mais uma vez dar os parabéns à FPCUB pelo trabalho que está a desenvolver em prol da bicicleta, na introdução do audace em Portugal, algo que vai valorizar o cicloturismo nacional, e onde vai ter sem duvida muitos adeptos. Pelos vistos continua em grande, e na positiva…

Os comentários estão fechados.